Prefeitura inicia reforma de quatro unidades do Cras

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), iniciou nesta quinta-feira (dia 30) a reforma de quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Vão receber melhorias as unidades dos bairros Jardim Nova Esperança, Brigadeiro Tobias, Vila Helena e Aparecidinha.

Na manhã desta quinta-feira funcionários da empresa Casagrande Prestadora de Serviços e Construções Ltda. iniciaram o serviço no Cras do Jardim Nova Esperança. Em cada unidade estão previstos os seguintes serviços: troca de esquadrias de ferro e madeira; melhoria dos forros e telhados; substituição de pisos externos e internos; além de pintura e manutenção nas redes hidráulica e elétrica.

Houve uma economia de 13,16% aos cofres públicos. O valor inicial na abertura da licitação para realização do serviço era de R$ 707.466,27 e o menor valor apresentado foi de R$ 612.885,09.

O prazo para conclusão dos serviços será de 180 dias. Depois de concluídas as reformas, as obras terão garantia de cinco anos contra defeitos que comprometam a qualidade, durabilidade e segurança dos usuários das unidades do Cras. Os recursos utilizados nas obras são provenientes de emenda da ex-deputada federal Iara Bernardi.

O Cras

O Cras é um instrumento de defesa de direitos da população e funciona como uma porta de entrada do cidadão para todos os benefícios, sejam eles federal – como o Bolsa Família –, estadual ou municipal. Outro serviço é a verificação de outras necessidades das famílias em situação de alta vulnerabilidade social, como na área da saúde, educação ou habitação.

Cabe a cada unidade fazer o encaminhamento dos seus assistidos à rede socioassistencial, formada pela própria estrutura pública e pelas entidades que têm convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Sorocaba conta atualmente com dez Cras: Ana Paula Eleutério, Central, Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena.

Tags:, , ,