Prefeitura investe em curso para ampliar transparência

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Atendendo ao pedido da Secretaria de Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União estruturou e ministrou um curso para os ouvidores que atuam em várias áreas do serviço público em Sorocaba. O Ministério cedeu todo o material didático para o curso, bem como a estrutura da Ouvidoria Geral da União que destacou, sem custos para o município, dois servidores federais para a aplicação do conteúdo.

Com início no dia 24 (segunda-feira) o curso se estendeu até o dia 27 (quinta-feira) abordando diversos aspectos dos serviços de ouvidoria e dos mecanismos que podem ser usados para mensurar eficiência e transparência das ações disponibilizadas pela administração pública e o impacto direto do rápido atendimento das demandas da população para a resolução de problemas e conflitos.

A Ouvidoria Geral do Município da Prefeitura de Sorocaba está vinculada à Secretaria de Gabinete Central e tem atuado no sentido de dar respostas rápidas e efetivas para as reclamações e questionamentos que chegam ao poder público por meio dos canais de relacionamento da Ouvidoria Geral, Ouvidoria da Saúde e Ouvidoria da Guarda Civil Municipal.

O curso
O curso, que teve seu início na Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Sorocaba, e seu encerramento no Salão de Vidro do Paço Municipal, foi aplicado pelo Chefe de Gabinete da Ouvidoria Geral da União, Dr. Marcos Gerhardt Lindenmayer e pela Auditora Dra. Fernanda Mendes. Entre os temas que foram abordados constaram: “Tratamento em Denúncias em Ouvidoria”, “Prática de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria” e “Gestão e Prática em Ouvidoria”.
Impacto para o serviço público
A aplicação do curso para os funcionários da Ouvidoria Municipal teve, segundo a Ouvidoria Geral do Município, papel de formação e qualificação dos funcionários públicos que atuam diretamente na atenção e recebimento das demandas dos cidadãos que procuram a prefeitura com solicitações diversas. Ao longo da semana todos os ouvidores municipais e demais funcionários do órgão foram treinados e devem servir como multiplicadores para outros funcionários. A Secretaria de Gabinete Central, a partir das ações da Ouvidoria, Controladoria e Corregedoria tem investido para garantir a transparência e eficiência das ações da administração municipal. O curso ministrado pelo Ministério da Transparência em Sorocaba é inédito

Tags:, ,