Ipiranga e Abatiá: Prefeitura lança o programa ‘Mutirão do Bem Estar’

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Em clima de otimismo e sentimento de dever sendo cumprido, o prefeito José Crespo realizou na manhã deste sábado (27) o lançamento do programa “Mutirão do Bem Estar”, iniciativa da administração municipal que tem como objetivo concentrar num mesmo bairro ou região uma série de melhorias e serviços do poder público.

A primeira região a receber o programa é formada pelos jardins Ipiranga e Abatiá, na Zona Oeste da cidade, junto a uma área até então degradada, num vale existente às margens de um afluente do córrego Itanguá.

“Infelizmente, não vamos conseguir estar presentes nos cerca de 500 bairros da cidade, mas pretendemos estar em grande parte deles. Desta forma, o poder de mobilização e de organização de cada bairro e região serão importantes para que a Prefeitura defina as prioridades e agilize os serviços reivindicados, a exemplo do que ocorreu com o Ipiranga e o Abatiá, cuja população e suas lideranças cobraram e acreditaram na administração municipal”, destacou o prefeito.

Acompanhado por seus secretários, assessores e funcionários das secretarias envolvidas no “Mutirão do Bem Estar”, José Crespo desceu no vale formado pelas margens do córrego e ajudou na limpeza programada, recolhendo materiais diversos em sacos plásticos. “A ação do poder público para a recuperação de áreas degradadas como essa é importante, mas a participação da população será fundamental a partir de agora, como agente fiscalizador, pois não podemos mais conviver com situações  como essa, de lixo sendo lançado às margens de um córrego, enfatizou o prefeito.

Três semanas de ações

Embora o lançamento oficial do “Mutirão do Bem Estar” tenha ocorrido neste sábado, as ações de recuperação da área degradada existente entre os jardins Ipiranga e Abatiá vêm ocorrendo já há três semanas, envolvendo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo) e Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan).

 

Neste período, foram realizadas ações como a roçagem e limpeza da área degradada, com a retirada de toneladas de mato e todo tipo de lixo e material depositados às margens do córrego; recuperação do talude do córrego com a utilização de máquinas retroescavadeiras; limpeza, desobstrução e troca de tampas das bocas-de-lobo e galerias de águas pluviais danificadas; e substituição de um trecho de 90 metros do interceptor de esgoto do córrego que estava avariado e causava vazamento.

 

Demais serviços

 

O trabalho, que terá sequência nos próximos dias, também inclui a manutenção das vias dos dois bairros que apresentam problemas, com equipes da Operação tapa-buracos. Da mesma forma, outras duas intervenções nos jardins Ipiranga e Abatiá já têm datas marcadas: no dia 2 de junho ocorre o “Mutirão Verde”, com o plantio de mudas de árvores diversas, e no dia 3 de junho acontece o “Ouvindo Sorocaba”, quando uma equipe da Ouvidoria da Prefeitura de Sorocaba estará presente, recebendo as demandas da população, principalmente aquelas que não obtiveram resposta ou solução pelos canais de comunicação da administração municipal.

 

 

 

Tags:, , , , ,