Prefeitura lança projeto “Seu bairro em suas mãos”

Por: Viviane Gonçalves
Foto: Juliana Hernandes (Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba)

O primeiro local a receber as melhorias será a Vila Eros, região do aeroporto

Para dar sequência ao projeto de transparência na gestão do prefeito José Crespo e seguir com ações de aproximação com a população, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), lança nesta quarta-feira (15), no dia do aniversário da cidade, o programa “Seu bairro em suas mãos”.

O programa terá sua estreia na Vila Eros, na região do Aeroporto de Sorocaba, onde serão realizadas pavimentações em duas ruas do bairro com a participação efetiva da população. “Nessa iniciativa nós contamos com a ajuda da comunidade local para realizar obras de melhorias. Os moradores locais vão nos ajudar a melhorar a infraestrutura do bairro. Na Vila Eros, serão feitas as pavimentações com blocos intertravados em quase 1 mil m² de via”, conta o secretário da Serpo, Fábio Pilão.

Para ajudar os profissionais da secretaria, aproximadamente 15 moradores irão passar por um curso na parte da manhã que será ministrado, gratuitamente, pela ABCP (Organização Brasileira de Cimento Portland).

A primeira rua da Vila Eros a receber os “bloquetes”, como são popularmente chamados, será a rua Manoel Vitorino Pereira. “Para que o piso intertravado tenha um bom desempenho é necessário que a base seja muito bem executada, por isso a necessidade deste curso, que terá duração de aproximadamente 2 horas”, explica a diretora de área de vias públicas, Cristina Toassa.

A mesma rua já recebeu intervenções do poder público. Na semana passada, o Saae-Sorocaba modernizou a rede coletora de esgoto. Cerca de 130 metros de extensão em rede de manilhas cerâmicas foram substituídas por tubulação em PVC. Além da rede coletora, também foram substituídas as antigas ligações dos cerca de 30 imóveis da rua, numa extensão total de 120 metros. O diâmetro da rede coletora é de 150mm e das ligações dos imóveis, de 100mm.

A programação neste feriado municipal de aniversário da cidade é de que, além do curso, as obras sejam iniciadas, sendo executadas aos finais de semana. A segunda rua que receberá a pavimentação será a rua Fernanda de Melo Viana. Esse é o início de um projeto de parceria que veio para contribuir com melhorias para a cidade de uma forma mais rápida e com custo menor. “Nossa ideia é a partir deste primeiro programa, conseguir o engajamento de outras comunidades, pois é uma parceria que ajuda a todo mundo, o poder público a atuar em mais locais e a população de ter uma via, ou um bairro em melhores condições de viver”, finalizou Pilão.

A comunidade interessada em sugerir intervenções no bairro e fazer parte do programa “Seu bairro em suas mãos” deve entrar em contato com a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras pelo telefone (15) 3238. 2367.

Tags:,