Prefeitura mantém doação permanente de árvores no CEA Rio Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Cada cidadão pode obter até duas unidades

Nesta semana, a Prefeitura de Sorocaba está disponibilizando cinco espécies de árvores para doação no Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). Quem for ao local poderá obter até duas mudas de pitanga, araçá-amarelo, jenipapo, aroeira-salsa e ipê-amarelo, para plantar em quintais ou calçadas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da iniciativa é estimular os sorocabanos a plantarem árvores, ampliando a área total vegetada no município, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Entre os benefícios de arborização de uma cidade estão o melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar e proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer. As espécies frutíferas, por exemplo, além de produzirem frutos para o consumo próprio, também atraem diversas espécies de pássaros, borboletas e até abelhas, fundamentais para a polinização que gera a frutificação.

No momento da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente apresenta ao munícipe algumas características de cada árvore, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

O CEA Rio Sorocaba funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 13h, e está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo.

Tags:, ,