Prefeitura preparou programação especial para a inauguração do CEU das Artes

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Cláudio de Castro / Secom

A Prefeitura de Sorocaba entrega oficialmente neste sábado (5), às 10h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) à comunidade do Parque das Laranjeiras. Além da solenidade de inauguração, neste dia a população poderá conferir, ao longo de todo o dia, uma programação especial e gratuita com atividades esportivas, atrações artísticas, plantio de árvores e até uma feira de troca de brinquedos e livros.

Administrado por um grupo gestor que envolve as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Cultura (Secult) e de Esportes e Lazer (Semes), o CEU das Artes vai reunir atividades culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços socioassistenciais. O novo espaço visa promover a cidadania num território de vulnerabilidade social do município, buscando a integração das políticas nacional, estadual e municipal de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho.

A primeira atividade está prevista para às 8h30, quando cerca de setenta crianças da Pastoral do Menor vão plantar mudas de árvores nativas numa área próxima ao córrego, junto com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O local vai ganhar aroeiras-salsa, fedegosos, além de ipês-brancos e amarelos.

Ao longo do dia, a comunidade poderá participar de aulas de alongamento, ginástica, trigobol, zumba, futebol, vôlei, capoeira, skate, karatê e judô. Quem for ao local ainda poderá conferir uma apresentação musical do Quarteto da Fundec, do Grupo de Dança da Central Única das Favelas (CUFA) de Sorocaba, a exposição “História do Esporte do Laranjeiras”, além de contação de história, apresentação de maracatu, teatro infantil e o Grupo Felicidade Down.

Outra atração para a garotada será a Feira de Troca de Brinquedos e Livros, que ocorrerá das 9h às 12h, numa das Salas Multiúso do CEU das Artes. Para participar, basta que as crianças levem um ou mais brinquedos e livros infantis que já não utilizam mais, mas que estejam em bom estado de conservação, e que, durante a feira, interajam com outras crianças e façam a troca.

Quem for ao local, das 14h às 20h, ainda poderá conferir as apresentações feitas pelos próprios moradores da comunidade, que serão realizadas no Caminhão Palco da Secretaria da Cultura.

Sobre o CEU das Artes

Com uma área de sete mil metros quadrados, a unidade conta com salas de atividades/multiuso; biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital); cineteatro com 130 lugares; e Praça de Esportes com pista de skate, quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

“Este novo espaço vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores da região do Parque das Laranjeiras. Será uma grande conquista para toda a comunidade da Zona Norte de Sorocaba”, destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi.

O CEU das Artes também abriga o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que já existia no Parque das Laranjeiras, atendendo cerca de quinze mil famílias da região, e apenas foi transferido para o Centro de Artes e Esportes Unificados em setembro deste ano. O atendimento na unidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo e um coordenador, além de quatro técnicos de nível médio: dois agentes sociais e dois técnicos administrativos.

A implantação do espaço teve início em agosto de 2013 e contou com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento foi de R$ 3,5 milhões.

O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras.

Confira abaixo a programação completa:

Local: Entorno

8h30 – Plantio de árvores

Local: Quadra

8h30 – 9h – Alongamento

9h – 9h45 – Ginástica/Futsal

9h – 10h Karatê

10h30 – 11h30 Judô

11h – 13h – Trigobol

13h – 14h – Forró

14h – 15h – Livre

15h – 14h – Livre

15h – 16h – Livre

16h – 17h – Zumba

17h – 18h – Cross Fit

18h – 19h – Livre

Local: Quadra de Areia

8h30 – 18h – Futebol e Voleibol

Local: Sala Multiúso I

Exposição: “História do Esporte do Laranjeiras “

Local: Sala Multiúso II

8h30 – 12h – Lazer

9h – 12h – Feira de Troca de Brinquedos e Livros

12h – 13h – Livre

13h – 14h – Livre

14h – 15h – Apresentação de Capoeira

15h – 16h – Livre

Local: Pista de Skate

9h – 10h – Apresentação de Skate

Local: Biblioteca

13h – 14h – Contação de História

14h – 15h – Contação de História

15h – 16h – Tema Livre com o escritor Ricardo Reis

Local: Espaço Aberto

10h – 11h – Inauguração e apresentação do Quarteto Fundec

11h30 – 12h30 – Capoeira

12h30 – 14h – Livre

14h – 14h30 – Grupo Felicidade Down (APAE)

14h30 – 15h30 – Maracatu

15h30 – 16h Teatro Infantil

Após 16h – Livre

Local: Teatro

11h – 12h – Entrega de Faixa após a inauguração e apresentação do Grupo de Dança da CUFA Sorocaba – Central Única das Favelas

Caminhão Palco da Secretaria da Cultura

14h – 20h – Apresentações culturais da comunidade

Tags:, , ,