Prefeitura promove 1ª Caminhada da Inclusão em parceria com a ONG Mulheres em Ação

Por: Viviane Gonçalves

O secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba, Eloy de Oliveira, firmou parceria com a presidente da ONG Movimento Mulheres em Ação, a MMA, Elaine dos Santos, para que a Prefeitura promova a 1ª Caminhada da Inclusão, cujo objetivo é chamar a atenção da coletividade para a necessidade das pessoas com deficiência.

“Queremos dar visibilidade para essa situação com essa atividade, porque não é só a Prefeitura que deve tomar medidas para ajudar as pessoas com deficiência. Essa preocupação deve partir também da iniciativa privada, do terceiro setor e de todo cidadão em quaisquer atividades”, disse o secretário de Comunicação e Eventos.

A proposta é que a 1ª Caminhada da Inclusão ocorra no dia 21 de setembro, a partir das 9h30. A concentração será na Praça Frei Baraúna (Fórum velho), seguindo pela Cesário Mota, depois pela Miranda de Azevedo, na altura da praça Carlos de Campos, logo após, pela rua da Penha e depois a caminhada sobe pela rua Benedito Pires, até chegar à praça central Fernando Prestes.
De acordo com Elaine dos Santos, na praça irão ocorrer outras atividades, como apresentação da fanfarra da escola Senai e várias outras atrações que ainda serão viabilizadas para entreter crianças e quem passar pelo centro naquele horário.

Além da Comunicação, o evento vai contar com o apoio de outras secretarias: Cultura e Turismo, Cidadania e Participação Popular, Igualdade e Assistência Social e da Urbes- Trânsito e Transportes, que ficará responsável por interditar as vias onde a caminhada irá passar.

Toda a população está convidada a participar e pessoas ou empresas interessadas em tomar parte no evento devem buscar mais informações junto à Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura pelo telefone (15) 3238-2448 ou ainda pessoalmente no 1º andar do Paço.

“Promover a inclusão social é compreender que existem trajetórias diferentes, necessidades diferentes, mas todas com os mesmos direitos” afirma a presidente da ONG MMA, Elaine dos Santos, que é deficiente visual e atua em prol das pessoas com deficiência há cerca de um ano.

“A 1ª Caminhada da Inclusão veio ao encontro das metas e do pensamento do governo do prefeito José Crespo, que nunca mediu esforços para instituir políticas públicas voltadas aos deficientes”, disse o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.  A escolha do dia 21 de setembro se deve ao fato de esse ser o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. “Entendemos que seria importante uma ação para evidenciar esta causa”, disse Elaine.

Sobre o MMA

O MMA – Movimento Mulheres em Ação atua em prol da mulher com deficiência, mãe da pessoa com deficiência e da pessoa em situação de vulnerabilidade. O movimento foi constituído em 29/05/2017, com inscrição junto à Receita Federal, sob o número de CNPJ- 29.408.661/0001-32.
O objetivo é dar poder às mulheres por meio da informação, além de proporcionar que uma apoie a outra e sejam multiplicadoras de informações. A organização conta com 100 pessoas cadastradas. Quem quiser conhecer a entidade, pode acessar a página do facebook: https://www.facebook.com/MovimentoMulheresacaoSorocaba/ ou mandar um e-mail para mulheresemacaosorocaba@gmail.com.

Tags:,