Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-promove-encontro-metropolitano-do-meio-ambiente/
Acessado em: 18/10/2017 - 16h44

Prefeitura promove Encontro Metropolitano do Meio Ambiente

Por: Simone Sanches

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, promove na próxima quarta-feira (19), das 8h às 12h, na Câmara Municipal de Sorocaba, o Encontro Metropolitano de Meio Ambiente.

Com palestras de especialistas no assunto, o evento reúne secretários e diretores da área do meio ambiente dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Estão convidados representantes das prefeituras de 27 municípios da RMS.

Na programação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins vai apresentar o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P Sorocaba), voltado ao servidor público com o objetivo de incorporar critérios de gestão socioambiental nas atividades públicas. De acordo com os coordenadores do programa, Carolina Barisson Sodré e Estevam César Silva, a ideia é abordar assuntos ligados à sustentabilidade no ambiente de trabalho, como a redução do consumo de energia elétrica, de água, de copos descartáveis e de papéis.

Também será apresentado o projeto “A3P – Ambientação”, realizado em parceria com a Fundação Toyota do Brasil, direcionado aos servidores públicos municipais, com o objetivo de cumprir com as metas e ações do A3P. A palestra será conduzida pela diretora da Fundação Toyota, Esmerida Saori e pela chefe de seção de Responsabilidade Social Corporativa, Elaine Marques Marucci.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba, o diferencial do Projeto “A3P-Ambientação” deste ano, é a abertura da agenda dos cursos do projeto A3P para os servidores municipais das cidades da região, a partir de maio.

O encontro terá também a palestra com o tema “Gestão Ambiental para as cidades sustentáveis”, com o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Rogério Menezes de Mello. O ambientalista Gabriel Bittencourt também participa do encontro.

Durante o evento, a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas fará breve comentário sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Segundo informou Jessé Loures, secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, o encontro será importante para aproximar os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba nas tratativas relativas as questões ambientais. “Foram convidados os representantes das prefeituras de 27 municípios, além de representantes de Universidades e Ongs Ambientais, para que juntos possamos dar nossa parcela de contribuição”, finaliza Jessé. O encontro tem o apoio da Caixa Econômica Federal, parceira neste importante evento.

A Câmara de Sorocaba fica na av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.945, no Alto da Boa Vista.