Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-promoveu-encontro-metropolitano-de-meio-ambiente/
Acessado em: 28/05/2017 - 01h47

Prefeitura promoveu Encontro Metropolitano de Meio Ambiente

Por: Bia Negrão

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) o Encontro Metropolitano de Meio Ambiente. O evento organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes e secretários municipais das cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

No evento foram apresentadas as questões sobre “Gestão Ambiental para as cidades sustentáveis”, com o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Rogério Menezes de Mello. “Os municípios precisam ser ouvidos e a gestão ambiental deve prever a melhora na vida das pessoas”, ressaltou Mello.

O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P Sorocaba), foi exposto por Carolina Barisson Sodré e Estevam César Silva, que integram a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins.  O objetivo do A3P Sorocaba é incentivar a sustentabilidade no ambiente de trabalho, como a redução do consumo de energia elétrica, de água, de copos descartáveis e de papéis.

O tema “A3P – Ambientação” foi conduzido pela diretora da Fundação Toyota, Esmerida Saori e pela chefe de seção de Responsabilidade Social Corporativa, Elaine Marques Marucci.

Para secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, o encontro promove a integração das equipes ambientais das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba para refletir as políticas públicas ambientais para o bem da população. “Temos a obrigação de pensar nas cidades visando o futuro, o bem da população, do meio ambiente e para isso as diretrizes ambientais devem ser discutidas agora; não se pode deixar para depois. São questões fundamentais para um futuro melhor”, comentou Jessé.

O encontro também ampliou o debate dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas para a RMS. “Este é um momento oportuno para fomentar o pensamento metropolitano. O Meio Ambiente é um dos eixos a ser implantado no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) respeitando e valorizando a grande diversidade ambiental existente em nossa região”, completou o secretário interino Hilton Monteiro.

 

Felipe Pinheiro / Secom Sorocaba