Sema e Saae promoveram palestras sobre a água e o Tour do Rio Sorocaba

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) promoveram nesta terça-feira (20), gratuitamente um ciclo de palestras da Semana da Água na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”,  no Alto da Boa Vista. Ao final, ainda foi realizado o Tour do Rio Sorocaba.

De acordo com o secretário da Sema, Jessé Loures, as palestras são de fundamental importância para levar o conhecimento aos estudantes e também profissionais da área, proporcionando momentos de troca de experiências.

O coordenador especial do Saae, Samio Silva, acrescenta que não só para Sorocaba, mas mundialmente é relevante haver o discurso através de palestras e exposições, nas quais os participantes podem absorver as informações e transmitirem a outras pessoas, com objetivo de conscientizar e auxiliar o próximo, já que alguns países do mundo sofrem com a falta de água. “A água é um bem muito restrito hoje em dia, e graças a Deus o Brasil tem fontes muito bem cuidadas e de ótima qualidade, porem o mundo sofre em alguns lugares, então é importante passar as pessoas que no futuro se nós não tivermos a educação e as condições adequadas para cuidar da água, podemos ter problemas”, afirma Samio.

Segundo a chefe de divisão de Educação Ambiental da Sema, Carolina Barisson, as palestras foram voltadas a toda comunidade, além de estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da área.

Durante o evento, os participantes conferiram a palestra “Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê e deliberação de Pagamento sobre Serviço Ambiental na bacia”, com o Dr. Emerson Martins, da UFSCar. Já a Dra. Eliane Pintor de Arruda, também da UFSCar, tratou sobre “O uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade ambiental: o caso da Represa de Itupararanga”.

Outro tema abordado foi “Perspectivas para uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA)”, tratado pelo funcionário do Saae, Luiz Augusto Assumpção. Por fim, o funcionário da autarquia, Vinícius Poppst, ministrou uma palestra sobre o “Programa de Despoluição do Rio Sorocaba”.

No período da tarde, a Sema promoveu o “Tour do Rio Sorocaba”, com o objetivo de sensibilizar os participantes com relação ao rio, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais deste importante manancial. Realizada em um micro-ônibus, os participantes percorreram um trecho das margens do rio. Em cada parada, foram abordadas questões ambientais e curiosidades de cada local.

Tags:,