Prefeitura publica edital para viabilizar o VLT

Por: Comunicação Urbes

O prefeito José Crespo determinou a publicação do edital de chamamento público PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), que visa reunir empresas interessadas na elaboração de estudo de modelo para a implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, e a reurbanização da faixa viária e entornos. As empresas deverão se manifestar até o dia 10 de setembro de 2018.

“O objetivo do edital é obter um projeto urbanístico que possibilite otimizar o sistema de transporte coletivo de Sorocaba, de modo a atender às demandas por mobilidade na cidade e que seja elemento estruturante de requalificação urbana ao longo do eixo ferroviário histórico e à área de abrangência do BRT”, afirma o secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura, Luiz Alberto Fioravante.

O novo serviço deverá ser estudado com implantação no eixo da faixa ferroviária que liga a região leste à região noroeste da cidade, incluindo as áreas ferroviárias dentro do município e contemplando a adequação aos parâmetros de preservação do patrimônio histórico e cultural. Com esses estudos será possível avaliar o emprego dos possíveis modelos de contratos de concessão, seja na modalidade de concessão comum, seja na modalidade de concessão patrocinada (Parceria Público-Privada patrocinada) do sistema de VLT.

A implantação do VLT em Sorocaba é um dos projetos de governo do prefeito José Crespo, sendo uma solução eficaz na área de transporte urbano, vindo ao encontro de uma tendência nacional e internacional de utilização de sistemas de mobilidade que trazem avanço tecnológico, melhoria da qualidade urbana e redução do impacto no meio ambiente, associados à maior capacidade de transporte. Irá permitir agilidade o transporte de passageiros.

Tags: