Prefeitura realiza ação preventiva contra queimadas no São Bento

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta terça-feira (dia 14), das 9h às 11h e das 14h às 16h, a Prefeitura de Sorocaba realiza uma ação de prevenção contra as queimadas no Parque São Bento. Além de um plantio de 100 árvores de espécies nativas e frutíferas numa área pública do bairro, com a participação de 170 crianças, ainda será realizada uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) para mostrar as espécies que mais sofrem com as queimadas.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo é realizar uma série de atividades educativas neste mês, com o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre os problemas causados pelas queimadas, que trazem diversos problemas à saúde humana e ao meio ambiente.

“Vamos realizar outras atividades no bairro, como plantios, contação de histórias e um porta a porta na comunidade, para conscientizar os moradores sobre os riscos da queimada. A Zona Norte de Sorocaba é uma das áreas com mais incidências de focos de incêndio”, explica o chefe da Seção de Interações Socioambiental e Projetos Ambientais da Sema, Rodrigo Miranda.

Pela manhã, a ação contará com a participação de 70 crianças da Pastoral do Menor. À tarde serão em torno de 100 integrantes do projeto. Cada grupo receberá as orientações da equipe da Sema, para o plantio das árvores. A intenção da equipe da Secretaria é envolver crianças e adolescentes do bairro no plantio, para que elas ajudem a cuidar das árvores e inibam as queimadas, melhorando a qualidade de vida da população por meio da arborização urbana.

A área pública está localizada entre as avenidas Vinícius de Moraes e Gualberto Moreira.

Tags:, ,