Prefeitura recebe inscrição de escolas e grupos para visitas monitoradas em seis parques de Sorocaba

 

Representantes de escolas e de demais grupos organizados podem agendar os horários diretamente nas unidades ambientais

A Prefeitura de Sorocaba realiza gratuitamente as visitas monitoradas em seis parques ecológicos da cidade: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, “Chico Mendes” e Natural Municipal Corredores de Biodiversidade. As escolas de Sorocaba e outros grupos organizados que queiram promover atividades diferenciadas de Educação Ambiental podem agendar um horário diretamente nos parques.

Estas ações educativas da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) atendem às necessidades de diferentes tipos de público e são diversificadas. Cada parque possui uma temática e uma estratégia diferenciada para utilização de seu espaço, de acordo com o seu potencial. Desta forma, o munícipe terá contato com diferentes assuntos e atividades voltadas para a sensibilização e a educação ambiental.

 

Zoo

No Zoológico, crianças a partir de 9 anos serão guiadas por monitores e vão conhecer as espécies da fauna brasileira, especialmente do Cerrado e da Mata Atlântica que são os biomas de ocorrência na região de Sorocaba. Elas terão ainda a oportunidade de visitar os setores de nutrição e veterinária do Zoo.

O objetivo é trabalhar aspectos importantes da conservação da biodiversidade, enfatizando o papel dos zoológicos na conservação. Durante a visita serão abordados temas referentes à biologia dos animais, curiosidades e principais ameaças à conservação. Também serão apresentadas ações individuais e coletivas que podem contribuir para a conservação dessas espécies. A visita será realizada às quartas-feiras e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. A inscrição deve ser feita pelo e-mail agendamentozoo@sorocaba.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454 (ramal 5).

 

Jardim Botânico

No Jardim Botânico, as pessoas vão percorrer os fragmentos de vegetação presente no local e saber mais sobre a concepção e a construção do parque e o seu papel como centro de conservação da flora da região. As trilhas interpretativas têm como objetivo sensibilizar o público para conservação das áreas verdes urbanas e naturais, incentivando ações individuais e coletivas para ampliação e manutenção das áreas verdes no município.

A visita monitorada é direcionada a crianças a partir de 6 anos e será realizada às quintas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A inscrição deve ser feita pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br. O telefone: (15) 3227.9996.

 

Água Vermelha

No Parque da Água Vermelha os participantes vão conhecer o local e um pouco da sua história. Com o tema “Água”, o passeio explora conteúdos relacionados à conservação dos recursos hídricos, a importância das matas ciliares, uso consciente da água, entre outros assuntos.

O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da água para a vida, seu uso racional, além de apresentar informações e curiosidades sobre as principais espécies da fauna e flora aquática presentes no parque. A visita é direcionada a crianças a partir de 8 anos e acontecerá às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O “Água Vermelha” fica na Rua România, 150, no Jardim Europa. A inscrição é feita pelo telefone: (15) 3221.6643.

 

Biquinha

No Parque da Biquinha, crianças a partir de 5 anos vão receber informações sobre consumo consciente, água, aves urbanas e cultura indígena. Para isso, a equipe do parque realiza teatro de fantoches, além de outras atividades lúdicas e interativas, como trilhas, manuseio de materiais, oficinas e jogos interativos. A visita monitorada ocorrerá às sextas-feiras e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Os interessados devem se inscrever pelo telefone: (15) 3224.1997.

 

Chico Mendes

Os monitores do Parque “Chico Mendes” trabalharão o tema “Biodiversidade da Flora”. Na visita, os participantes conhecerão as espécies de vegetais, sua importância ecológica e econômica, além dos espaços educativos e vão apreciar a fauna local.

Para isso, os grupos poderão escolher entre quatro roteiros: “Conservação Ambiental e importância das plantas”, “Crimes ambientais e o Bioma Cerrado”, “A vida em comunidades e sociedades” e as oficinas “O Chico Ensina”. A atividade é direcionada para crianças a partir de 6 anos e ocorrerá às terças-feiras e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O Parque Natural fica na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. A inscrição é feita pelo e-mail educachicomendes@gmail.com. O telefone da unidade é (15) 3228.1256.

 

Parque da Biodiversidade

No Parque da Biodiversidade as visitas monitoradas trabalharão a sensibilização ambiental por meio de recursos lúdicos e do contato com a natureza. Os principais temas abordados nas visitas são “Biodiversidade”, “Unidade de Conservação” e “Corredores Ecológicos”.

O Parque tem três trilhas, um quiosque de pesquisas e o Centro de Visitantes, que abriga exposições e atividades sobre cultura, meio ambiente e cidadania, além de ser um espaço multifuncional para desenvolvimento de atividades e dinâmicas no período da visita e também em períodos que não favoreçam a ida às trilhas. A atividade pode ser agendada para as quartas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para crianças a partir de 8 anos.

Escolas e grupos interessados devem se inscrever pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br. O parque fica na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

 

Tags:, , , , ,