Prefeitura recebe palestra sobre prevenção e perigos causados pelo uso de drogas

Por: Gabriela Almeida (programa de estágio) - Supervisão de Marcelo Andrade

Com a presença do prefeito José Crespo, e como marco de passagem do Dia Internacional de Combate as Drogas, celebrado na última terça-feira (26), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), promoveu, nesta quarta feira, no Salão de Vidro do Paço Municipal, uma palestra sobre prevenção de drogas, ministrada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Manga.

Presidente da Comissão de Dependência Química do Legislativo desde 2013, o vereador apresentou causas e efeitos resultantes do uso de drogas, onde os servidores presentes puderam tomar conhecimento das complicações trazidas para não só ao organismo do indivíduo, mas também para a estrutura familiar daquele que as utilizam. O vereador também abordou o fato de que, em Sorocaba, aproximadamente 50 mil pessoas estão em situação de dependência química, e afirmou que ações de prevenção são de extrema importância para a diminuição deste número.

O prefeito José Crespo frisou a importância de retratar assuntos como esse e destacou o trabalho realizado pelo vereador Rodrigo Manga, no que tange ao combate às drogas. “Nós nunca tivemos um agente político que se dedicou a muitos anos nestas causas tão importantes”, diz.

O prefeito ainda apontou que a dependência química é um dos maiores maus que temos na sociedade, e, por isso, todos devem ajudar na luta contra o uso das drogas lícitas e ilícitas. “São duas atitudes muito importantes que cabem a qualquer um de nós: ajudar quem está para que saia, e prevenir os demais para que não entrem”, alertou.

70 mil atendimentos

A secretária da Saúde (Ses), Marina Elaine Pereira, também esteve presente no evento e pontuou que a Prefeitura de Sorocaba conta com diversas formas de auxílio para quem procura ajuda na luta contra a dependência química, como os oito Caps (Centro de Atenção Psicossocial), além das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) espalhadas pelo município, e também os Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), que contam com um funcionamento de 24 horas, e disponibilizam todo o auxílio necessário para o tratamento e reinserção do indivíduo na sociedade. A secretária ainda ressalta que somente nos Caps, em 2017, cerca de 70 mil pessoas foram atendidas. “Nós devemos sim tratar o dependente, mas, acima de tudo, prevenirmos, através de campanhas educativas nas escolas, para que este mau social, que na verdade atinge o mundo todo, possa ser evitado”, finaliza.

Durante a palestra, o vereador apresentou um testemunho de um exemplo de sucesso na luta contra a dependência. Anderson, ex-usuário de cocaína, conta que consumia a droga diariamente, chegando ao ponto de tentar tirar a própria vida. Ele agradeceu ao prefeito e ao vereador, que através dos programas de ajuda fornecidos pela Prefeitura e a Câmara Municipal, o ajudaram a sair da dependência química. “Perdi muito tempo nas drogas, e por 14 anos, deixei de viver (…) Hoje, drogas pra mim, nunca mais. Agradeço ao vereador, à Polícia Militar (que o auxiliou no momento de tentativa de suicídio), ao prefeito José Crespo e a todos da sociedade de Sorocaba, que tanto me auxiliaram nesta luta contra a dependência”, emocionou-se.

O evento também contou com apresentações de alunos do Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). Os alunos entoaram as canções “Pra Sonhar”, de Marcelo Jeneci, “All You Need Is Love”, dos Beatles, “Trevo”, da dupla Anavitória, e também uma linda apresentação em hebreu, da música “Mah Nishtana”.

Também estiveram presentes no evento os Secretários Eloy de Oliveira (Secretaria de Comunicação e Eventos), Eric Vieira (Gabinete Central), Flávio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Luiz Alberto Fioravanti (Planejamento e Projetos), Carlos Rocco Junior (Corregedor do município), Laerte Molleta (Superintendente do Procon), Osmar Thibes (Recursos Humanos), além dos representantes da Secretaria da Educação, Mobilidade e Acessibilidade (Urbes), Secretaria de Cidadania e Participação Popular, e de Eline Araújo Vitor, coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Sorocaba.

Tags:,