Prefeitura recupera área degradada no Jardim Ipiranga/Abatiá

Por: Bia Negrão, Carlos Lara

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Recursos Hídricos; de Conservação, Serviços e Obras; e de Meio Ambiente, Parques e Jardins, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está desenvolvendo, há duas semanas, a recuperação de área totalmente degradada entre os jardins Ipiranga e Abatiá, na zona oeste.

A intervenção foi determinada pelo prefeito José Crespo depois de visitar o local no dia 20 de abril, na companhia de sete secretários do governo e de representantes da Secretaria de Planejamento e Projetos. A reivindicação partiu de moradores vizinhos à vossoroca surgida no local e que acabou gerando o problema.

Localizada no final da rua Santo Micheletti, margeando um córrego afluente do Itanguá, que corta os dois bairros, a área forma um vale e estava tomada por mato e todo tipo de materiais descartados pela própria população, tais como entulho de construção, pneus, garrafas PET, sofás, restos de móveis e objetos diversos e sacolas de lixo doméstico, entre outros.

O trabalho das secretarias e da autarquia, em um primeiro momento, se constituiu na roçagem da área degradada, juntamente com o recolhimento de todo o lixo que estava depositado, o qual somou algumas toneladas e diversas viagens de caminhões até o aterro apropriado.

Nesta terça-feira (16), máquinas retroescavadeiras trabalharam na recomposição dos taludes do vale e do córrego. Além das máquinas que fazem serviços de patrolamento e tapa-buracos. No final de todas as ações que serão desenvolvidas no local, a área será entregue à população totalmente recuperada, inclusive com plantio de mudas de árvores nativas que será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins.

Esgoto
Paralelamente ao trabalho de recuperação da área, o Saae vem corrigindo, desde o início desta semana, um vazamento de esgoto detectado no emissário que margeia o córrego. Desta forma, um trecho de 90 metros de extensão do emissário está sendo substituído por material em PVC, uma vez que o anteriormente instalado era antigo e de cerâmica. A previsão é de que a intervenção seja concluída nesta quarta-feira (17).

Tags:, ,