Prefeitura reforça força-tarefa no combate aos escorpiões

Por: Marcelo Andrade

Foto: Fernando Abreu

Nova ação contará com intensificação de mutirões de limpeza em bairros onde há presença desses aracnídeos

A Prefeitura de Sorocaba vai realizar, a partir do dia 15 deste mês, um novo projeto de limpeza da cidade, que vai intensificar as ações da força-tarefa, criada há cerca de duas semanas, com objetivo de combater a proliferação de escorpiões. Os detalhes para a implementação do novo projeto foram definidos em reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira (3) envolvendo o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira; o secretário de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), Fábio Pilão; o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures, além de representantes das secretarias de Saneamento (Sesan) e da Saúde. Também integram a força-tarefa e participarão do novo projeto de limpeza da cidade a Ouvidora Geral Liliana de Jesus e o secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, que coordena a Força-tarefa.

Durante o encontro, foi definido que a força-tarefa deverá receber o reforço de sete caminhões, dos quais dois serão compactadores e serão cedidos pelo Consórcio Sorocaba Ambiental, três caminhões basculantes da Serpo e outros dois caminhões de carroceria baixa da Sema, que vão realizar mutirões de limpeza, percorrendo os principais bairros onde foram identificadas presenças desse aracnídeo.

Os primeiros bairros a receber o mutirão serão definidos e divulgados nos próximos dias. A Ouvidoria Geral do Município tem auxiliado nas ações a partir das informações prestadas pela população por meio dos canais de comunicação disponibilizados. Tais informações são passadas à coordenação que, em contato com integrantes da força-tarefa, direcionam as ações necessárias.

O novo projeto de limpeza da cidade, que deverá intensificar as ações da força-tarefa, será realizado por meio de parceria com a TV TEM dentro do programa “Cidade Limpa”.

A força-tarefa

Iniciada no dia 14 de dezembro de 2018 e antecipando até mesmo o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), continua intensificando suas ações através da força-tarefa em combate aos escorpiões. Desde a última quarta-feira (2) os trabalhos seguem no Jd. Santa Esmeralda.

Até o dia 27 de dezembro, 255 toneladas de resíduos foram retiradas de áreas públicas em toda a cidade. Cerca de 1.070 imóveis e 31 moradores foram notificados por apresentarem irregularidades.

Para que as ações sejam completas, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, conta com o apoio das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras na retirada de entulhos em área pública; Meio Ambiente, Parques e Jardins para roçagem de mato alto; e Comunicação e Eventos para divulgação de orientações na imprensa e redes sociais. Além do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para limpeza de bocas de lobos.

Durante as visitas nas residências agentes da Zoonoses verificam condições favoráveis da proliferação do escorpião e também passam as orientações à população, inclusive com um folheto explicativo. Após o trabalho ser concluído, outras ações serão iniciadas em novas regiões da cidade que serão divulgadas.

A força-tarefa já passou pelas regiões dos bairros Lopes de Oliveira, Luciana Maria, Itapõa, Jardim Rodrigo e, sobretudo, no Wanel Ville, para verificar o nível da infestação de escorpião no local e dar as orientações para prevenção e controle do aracnídeo. Outros imóveis da cidade também foram atendidos por conta de solicitações feitas através da Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba.

Tags:, , , ,