Prefeitura vai comemorar o Dia Ítalo Sorocabano

Por: Isabella Lopes (programa de estágio)

Para comemorar o Dia Ítalo Sorocabano, no próximo 2 de junho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) e da Secretaria de Planejamentos e Projetos (Seplan), realiza três eventos para marcar a data e homenagear a colônia italiana que vive em Sorocaba. A proposta da homenagem partiu de Cintia de Almeida, quando ocupou uma cadeira no legislativo sorocabano.
Às 9h, acontece o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Comendador Barbero que fica à Rua Coronel Freire de Andrade, altura do número 180, no Parque São João.
Em seguida, às 10h, será realizada uma solenidade de hasteamento da bandeira italiana no edifício Circolo Italiano Gabriele D’Annunzio, na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.
Às 12h, será a celebração da missa em italiano com o Arcebispo de Sorocaba Dom Julio Endi Akamine, na Cadetral Metropolitana, também no centro da cidade.
Nesse dia, também será comemorado o Dia da República Italiana, criado com base na Lei nº 11.660/2018 da então vereadora, Cintia de Almeida, em homenagem ao número de italianos e descendentes que vive em Sorocaba e região.
A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1910, quando as colônias de italianos foram se espalhando, principalmente, pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil.
A contribuição dos italianos é notável em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente na mudança socioeconômica que eles produziram no campo e nas cidades. Podemos citar as artes, música, arquitetura, alimentação e no empreender italiano na abertura de empresas, e também como trabalhadores especializados.
O evento deste sábado contará com a presença do Presidente da Società Culturale Italiana de Sorocaba, Jorge Oliveira Del Cistia, o conselheiro do Comitê Paulista dos Italianos no Exterior, Leandro Nalini, e a família de Renato Barbero, fundador da empresa TEBA Indústria Texteis, empresa que empregou mais de 2.000 famílias em Sorocaba.

Tags:,