Prefeitura vai readequar espaços utilizados pelos Ecopontos

Por: Viviane Gonçalves

A Prefeitura de Sorocaba vai readequar os três espaços onde funcionam os Ecopontos da cidade. Os locais deveriam ser utilizados para o descarte de até 1 m³ de entulho de obra e resíduos volumosos, porém há alguns anos têm sido mal usados, causando riscos à saúde da população e prejuízos ao meio ambiente.

Com o vencimento do contrato com a empresa que realizava a limpeza nos locais no mês de julho, desde então e, por medida de segurança, os Ecopontos começaram a passar por essa readequação nos endereços da Zona Norte: Parque Vitória Régia, Vila Helena e no Sorocaba Park.

“Infelizmente, a finalidade para a qual esses locais foram destinados estavam desvirtuadas e, com o tempo, nós fomos desativando um a um. Para se ter uma idéia, no local era jogado todo tipo de lixo orgânico. Além disso, temos muitas reclamações da população que mora próximo a esses locais. Já teve vezes de atearam fogo,  causando risco à vida desses moradores”, conta o secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão.

Os locais começaram a ser limpos nesta quarta-feira (22) e, em aproximadamente 15 dias, já estarão sem os resíduos para que sejam cercados e evitem novos descartes. Em breve, essas áreas serão revitalizadas para se transformarem em um espaço de convívio da comunidade.

Estudos para uma nova forma desse tipo de descarte já começaram e a população terá outra opção de forma correta, efetiva e sem riscos. A orientação é para que, durante esse período, a população utilize o Aterro de Inertes, localizado na zona industrial, lembrando que o cidadão pode descartar no Aterro até um metro cúbico de resíduo. Caso o volume seja maior deverá se utilizar de serviços particulares.

Tags:, ,