Prêmio André Pieroni valoriza passado, presente e futuro da educação.

Por: André J. Gomes

A noite dessa quinta-feira, 12 de abril, reuniu um público seleto no auditório do Centro de Referência em Educação para celebrar uma das atividades mais nobres e fundamentais da vida em sociedade: o ofício do professor e a arte de ensinar. Com a presença do prefeito José Crespo, do secretário da Educação Mário Bastos e de vários convidados especiais, um evento repleto de momentos inesquecíveis marcou o lançamento do Prêmio Anual de Educação André Pieroni.

Criado por meio da Lei Municipal 2.434, de 28 de novembro de 1985, durante a gestão do ex-prefeito Flávio Chaves, e resgatado agora por iniciativa do prefeito José Crespo, o prêmio será realizado este ano pela primeira vez desde a sua concepção. Seu objetivo é reconhecer e premiar os projetos desenvolvidos pelos educadores que atuam na rede municipal de ensino em Sorocaba.

O próprio Flávio Chaves esteve no evento e ressaltou em seu discurso a importância de valorizar a educação como caminho indispensável para o desenvolvimento. Outro convidado foi o professor Aldo Vannucchi, autor de uma biografia sobre o padre André Pieroni, de quem foi coroinha na infância. Emocionado, Vannucchi lembrou as histórias do padre e sua luta pela educação em Sorocaba. Entre outras conquistas, Pieroni foi um dos responsáveis pela implantação das faculdades de Medicina, Filosofia e Direito na cidade.

Para analisar os indicados e escolher os premiados, a Secretaria da Educação vai instituir uma comissão julgadora para o Prêmio Anual de Educação André Pieroni, conforme prevê a lei que regulamenta a premiação.

Durante o evento, integrantes da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias apresentaram canções religiosas para marcar o caráter confessional e vocacionado dos professores. “O trabalho dedicado de cada profissional da Educação tem sempre a mão de Deus a conduzi-lo. Por isso é tão adequado e propício um prêmio com o nome do padre André Pieroni, uma figura importante do passado que nos inspira a fazer um presente e um futuro cada vez melhores”, explica o secretário Mário Bastos.

Também estiveram presentes ao lançamento os secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), Alexandre Robim (Gabinete Central), Eloy Oliveira (Comunicação e Eventos) e vários professores da rede municipal.