Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/premio-renova-pts-aconteceu-na-manha-desta-quarta-feira/
Acessado em: 16/11/2018 - 04h34

Prêmio Renova PTS aconteceu na manhã desta quarta-feira

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Neide Barbosa

Foto: Fernando Abreu

Foram anunciados na manhã desta quarta-feira, os vencedores do prêmio “Renova PTS”, criado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) com o objetivo de oferecer uma oportunidade aos estudantes e profissionais da área de arquitetura de mostrarem seus trabalhos. O prêmio propôs a elaboração de um projeto arquitetônico criativo e inovador para o próprio Parque. Os vencedores levaram prêmios em dinheiro e troféus.

Dividido em duas categorias, o prêmio selecionou 5 finalistas para cada uma delas: Estudante, responsável por desenvolver a área interna (pátio descoberto e áreas de convivência) e a de Profissionais, específico para aprimoramento na fachada do prédio. Os dois primeiros classificados receberam prêmios em dinheiro e os três últimos ganharam uma Menção Honrosa da presidência do PTS.

Empatadas em primeiro lugar, na categoria de Estudante, ficaram as alunas Amabelli Adelli de Matos Portela e Ellyn Karoline dos Santos Capeli, da Universidade de Sorocaba (Uniso), que foram orientadas pela professora Graziele Mathilde Oliveira. De acordo com a proposta apresentada, o projetou visou adequar os espaços de convivência do PTS de uma forma sustentável e inovadora, por meio de materiais sintéticos, renováveis e de baixo custo.

“Isso não seria possível sem o apoio principal da nossa orientadora e dos demais professores que contribuíram para a construção desse projeto. Esse é o primeiro passo para a concretização do sonho de uma graduação”, afirmou a aluna Amabelli. Além dos prêmios, a dupla levou para casa um cheque no valor de R$4 mil.

Já na categoria Profissional, quem levou o valor de R$ 6 mil para casa foram os arquitetos Diandra Rodrigues Franco e José Miguel Moreno Molina. De acordo com os premiados, essa foi a oportunidade que encontraram de poder trabalhar em conjunto, uma vez em que o convívio na universidade não pode proporcionar esse momento.

“Estudamos juntos e tivemos poucas chances de trabalhar de fato em conjunto. Após a divulgação do concurso, entrei em contato com a Diandra para aproveitar esse momento” afirmou José. “Trabalhamos muito na elaboração dessa proposta. A premiação foi uma surpresa, mas, ao mesmo tempo, um alívio de ter o esforço reconhecido”, completou Diandra.

O presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, agradeceu a participação de estudantes e profissionais de arquitetura. “Tivemos muitos inscritos e isso demonstrou a credibilidade do Parque Tecnológico. Eles apresentaram trabalhos de alta qualidade mostrando também total empenho pelo projeto”, parabenizou Freitas.

A cerimônia do “Renova PTS” contou também com a palestra do arquiteto e jurado da premiação, José Alves, que apresentou cases de sucesso sobre prédios públicos. O Diretor Executivo da Inova Sorocaba, Nelson Chancellara e o reitor da Uniso, Rogério Augusto Profeta também participaram da cerimônia.