Presidente do PTS planeja o próximo biênio e afirma: ‘2019 será um ano desafiador para o Parque’

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio)

Foto: Gilberg Antunes

Segundo o presidente, o principal objetivo é fazer com que o Parque Tecnológico de Sorocaba se torne maior ambiente de inovação do Brasil.

 

Não é de hoje que o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) vem dando exemplo de planejamento e organização em suas ações: apenas em 2018, a instituição reuniu mais de 35 mil pessoas em centenas de eventos ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. No próximo biênio não será diferente. Segundo o presidente da instituição, Roberto Freitas, o planejamento para os anos de 2019 e 2020 terá como foco principal a capacitação profissional e a aceleração do desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade, atraindo cada vez mais pessoas à região.

Logos nos primeiros meses de 2019, uma comitiva de empresas americanas ligadas a atividades aeroespaciais da Força Aérea dos Estados Unidos (EUA) fará uma visita ao PTS. Focada em uma análise para uma possível instalação aeroespacial na região, a visita poderá promover parcerias internacionais no setor, extremamente importantes para o desenvolvimento tecnológico do município. “Será uma oportunidade ímpar de atingir nosso objetivo de destacar o parque como um dos mais importantes polos tecnológicos e de inovação do Brasil”, afirmou Freitas.

Reafirmando a qualidade do planejamento desenvolvido pela instituição, em 2019 o Parque Tecnológico apresentará o projeto MasterPlan PTS, um mapeamento de todo o território de cerca de 1,8 milhão de m², que serão utilizados para a instalação de novas empresas, organizações, universidades e institutos de pesquisa de base tecnológica. Aqueles que tiverem interesse de instalação terão o benefício da “Zona Franca da Inovação”: trata-se da lei n°11.771, de 31 de julho de 2018, que permite ao poder executivo conceder incentivos fiscais a empresas, universidades e instituições de pesquisa, pública ou privada, que decidirem se instalar no PTS.

A lei, sancionada pelo prefeito José Crespo e aprovada com unanimidade pela Câmara Municipal, concede isenção de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), das taxas de aprovação de projetos para construção civil, da taxa de fiscalização, instalação e funcionamento da empresa, e redução de 100% no valor do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), com o objetivo de atrair cada vez mais empresas para o território sorocabano, fomentando o desenvolvimento social e econômico de toda a região metropolitana.

Outra novidade em 2019 será a ampliação do Plano Municipal de Inovação, que terá algumas alterações em seus dez eixos de atuação. No próximo ano, além do foco no fomento à economia criativa e na difusão da cultura da inovação, o plano contará com propostas para a implementação do conceito de SmartCity, da indústria 4.0 e do desenvolvimento acelerado de startups e pequenas empresas.“Será um ano com muitos cursos de capacitação profissional, treinamento, workshops e seminários. Traremos importantes palestrantes do cenário nacional e internacional para compartilhar conhecimento e experiências com todos os interessados pelas nossas atividades”, completou Roberto Freitas.

E não para por aí. O ano de 2020 promete dar continuidade nas atividades desenvolvidas, principalmente, aquelas que podem trazer visibilidade para o potencial de crescimento industrial da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A próxima edição do Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (Serfa) acontecerá no Parque Tecnológico. O evento, que acontece a cada dois anos no país, reúne os nomes mais importantes da tecnologia, inovação e pesquisa aeroespacial em um único ambiente, que possibilita a troca de informações entre profissionais e a entrada das mais novas tecnologias no cenário nacional.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na avenida Itavuvu, 11.777. Para mais informações, acesse o site https://parquetecsorocaba.com.br/ ou entre em contato pelo telefone (15) 3316-2323.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Tags: