Primeira semana de janeiro prevê aumento de vagas de emprego em Sorocaba para 2019

Por: Gabriel Lara (Programa de Estágio) - Supervisão de Neide Barbosa

 O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter), registrou 768 atendimentos e 36 contratações de quarta a sexta-feira (02 a 6 de janeiro), primeiros dias úteis do ano, números considerados expressivos para 2019. As maiores oportunidades foram abertas no setor de serviços, seguido do comércio e da indústria.  Vale lembrar que as vagas de setor de serviço e comércio corresponderam a 70% das que foram preenchidas em 2018.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo, considerou boas as expectativas diante dos dados obtidos já no começo deste ano, o que deve melhorar ainda mais com a vinda de novas empresas para Sorocaba.

No ano passado, 17 novos protocolos de intenção foram assinados que devem movimentar mais de R$ 230 milhões que serão investidos em setores como o comércio, indústria e serviço. “Este fenômeno foi possível por meio de decisões do prefeito José Crespo, que, tornando os processos jurídicos mais seguros e preparando a infraestrutura necessária, pôde atrair e receber as empresas que agora estão se instalando em Sorocaba”, explica ele.

De acordo com esses protocolos, a instalação ou expansão das empresas devem criar cerca de 2 mil empregos diretos, sem contabilizar os indiretos.

PAT – porta aberta para os trabalhadores

Fábio Silva, administrador técnico e de estatísticas do PAT, diz que a expectativa é que o mercado responda de forma crescente e rápida, favorecendo ainda mais o crescimento de vagas diretas e indiretas para 2019. “Observamos que o mês de janeiro, para os empregadores, é, geralmente, destinado às análises do ano anterior e ao planejamento do ano vigente, quais os rumos e decisões serão tomados e, só a partir disso, é que há novas contratações”, explica ele.

Silva explica ainda como o PAT auxilia aqueles que estão em busca de um trabalho: “orientamos para que o candidato não perca o foco na ocupação que deseja trabalhar. Direcionar suas energias para a vaga correspondente ao seu perfil, qualificação e experiência profissional, dessa forma suas chances de recolocação no mercado de trabalho aumentam gradativamente, ressalta.

O PAT Sorocaba está localizado na Rua Coronel Cavalheiros, 353 – próximo ao Terminal São Paulo – Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-2880.

Muito Mais Por Sorocaba!

 

Tags: