Procon resolve mais de 96% das reclamações de consumidores

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Paulo Ochandio

O Serviço de Proteção ao Consumidor de Sorocaba (Procon), atendimento à população mantido pela Prefeitura, resolveu mais de 96% de todas as reclamações de consumidores que procuraram o órgão durante o ano passado. O índice de resolutividade foi de 96,78%, considerando todos os 10.625 casos apresentados pessoalmente na entidade, de acordo com o diretor do Procon em Sorocaba, José Antonio de Oliveira Júnior.

Somados com os casos em que não houve a necessidade de formalizar reclamações, o Procon em Sorocaba prestou 44.496 atendimentos em 2016. Foram quase 33 mil solicitações de consultas e orientações a consumidores que por exemplo, tinham dúvidas em contratos, detalhamentos de faturas, entre outros.

Júnior explicou que das 10.625 queixas de consumidores para as quais foram formalizadas reclamações, 9.248 delas foram resolvidas em no máximo 15 dias, por meio de tratativas entre o Procon e as empresas.

Outros 1.377 atendimentos precisaram ser tratados por meio de processos. “Somos um órgão que resolve problemas de particulares. Trabalhamos no sentido de sensibilizar as empresas para solucionar as reclamações dos consumidores”, declarou.

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com um dos canais de atendimento do Procon em Sorocaba, pelos telefones 0800-148029 ou 151.

Opção pela internet

Outra possibilidade aos consumidores é fazer o uso da internet para registrar a reclamação na plataforma Consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Por meio desse serviço o consumidor trata diretamente com a empresa, sem o intermédio do Procon. O diretor da unidade do Procon em Sorocaba explica que na plataforma Consumidor.gov.br, cabe ao Procon, monitorar a performance de resolutividade das empresas.

José Antonio Júnior orienta que essa pode ser a primeira tentativa, e nos casos em que os consumidores não obtiverem sucesso poderão buscar o auxílio do Procon. Esclarece que se o consumidor preferir, ele pode procurar diretamente uma unidade do Procon.

Endereços de atendimento

Unidade Central
Rua Nogueira Martins, 513, centro
(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)

Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Unidade Campolim
Avenida Antônio Carlos Comitre, 295
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

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