Procon Sorocaba autua 7 estabelecimentos na Operação Volta às Aulas

O Procon Sorocaba, órgão ligado ao Gabinete Central da Prefeitura, finalizou a Operação Volta às Aulas, que durante o período de 22 a 26 de janeiro fiscalizou a venda de artigos escolares no comércio de Sorocaba, com o objetivo de coibir práticas abusivas. No total, foram visitados 41 estabelecimentos e entre eles, 07 foram autuados. As autuações foram sobre a precificação, ausência de informação de preço à vista e prazo de validade vencido.

De acordo com o superintendente do Procon, Laerte Molleta, “a ação visa adequação às normas de defesa do consumidor, coibindo práticas abusivas e também para orientar os fornecedores”. Lembra ainda que, “os valores dos materiais escolares costumam ter bastante diferença entre um estabelecimento comercial e outro. A pesquisa sempre é importante porque, com certeza, o consumidor achará algum produto mais barato e de boa qualidade”.

Os itens verificados foram a informação do preço à vista; formas de pagamento, precificação, exemplar do Código de Defesa do Consumidor- ausência ou inacessível, prazo de validade; validade vencida, entre outros.

O Procon Sorocaba está à disposição para registro de reclamações e denúncias, assim como, para orientar fornecedores e consumidores. A sede do órgão está situada à Rua Nogueira Martins, 513, próximo à rodoviária, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nas unidades das Casas do Cidadão, dentro de seus horários de funcionamento. Denúncias e orientações podem ser feitas através do telefone 151 ou sítio eletrônico www.consumidor.gov.br.