Procon Sorocaba faz 200 atendimentos em apenas um mês

Por: Lucas Monteiro - Programa de Estágio - Supervisão - Neide Barbosa

O Procon, orgão ligado à Secretaria de Gabinete Central (SGC) da Prefeitura de Sorocaba, divulgou o balanço de atividades realizadas no mês de janeiro deste ano. Ao todo, foram visitados 200 estabelecimentos comerciais e 13 deles foram autuados por vencimento de prazo de validade, falta de precificação e ausência de informação de preço visível ao consumidor. O número é considerado positivo pelo diretor do Procon Sorocaba, Laerte Molleta, porque mostra a atuação que o orgão vem tendo na cidade.
Apenas com a Operação Volta às Aulas, foram visitados 41 estabelecimentos de venda de produtos escolares, onde 7 deles foram autuados por disparidade de preços, além da venda irregular desses materiais.
O trabalho do Procon também mostrou visitas a 6 agências bancárias da cidade. Mas nenhuma delas foi autuada por descumprimento de normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), de acordo com o órgão.
Outros 16 atendimento do Procon foram feitos com base em denúncias feitas pelos consumidores, que resultaram em seis estabelecimentos autuados pelo órgão de defesa e proteção ao consumidor
O Procon Sorocaba também realizou no mês de janeiro deste ano 134 orientações a fornecedores, e procedeu ainda 3 visitas para pesquisas de preços, totalizando, assim, 200 visitas em apenas um mês.
“Essa agenda faz parte do calendário anual do órgão que estabeleceu uma meta de visitas aos estabelecimentos comerciais da cidade, além da orientação aos comerciantes”, explicou o diretor do órgão em Sorocaba, Laerte Molleta, segundo quem “as prioridades para este ano são visitar o maior número de estabelecimentos comerciais possíveis, visto que nossa intenção é percorrer toda a cidade, objetivando a harmonização nas relações de consumo entre comerciantes e consumidores”, explicou.
Molleta afirma que “o trabalho do Procon vem dando resultado positivo porque já começamos o ano atingindo nossas metas, o que demonstra que podemos aumentar ainda mais a atuação da fiscalização, oferecendo aos estabelecimentos comerciais orientações quanto às boas práticas nas relações de consumo entre fornecedores e consumidores”, pontuou.
O Procon Sorocaba está à disposição para registro de reclamações e denúncias de consumidores, assim como para orientar fornecedores e comerciantes. A sede do órgão está situada na Rua Nogueira Martins, n° 513, próximo à rodoviária, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nas unidades das Casas do Cidadão, dentro de seus horários de funcionamento. Denúncias e orientações podem ser feitas através do telefone 151 ou site www.consumidor.gov.br.

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