Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/procon-sorocaba-realiza-operacao-volta/
Acessado em: 13/07/2020 - 00h42

Procon Sorocaba realiza ‘Operação Volta às Aulas’ e fiscaliza 36 estabelecimentos

Por: PROCON/Secom

O Procon Sorocaba, órgão ligado ao Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, finalizou a “Operação Volta às Aulas”, que durante o período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, fiscalizou a venda de artigos escolares nos estabelecimentos de Sorocaba, com o objetivo de coibir práticas abusivas. No total, foram visitados 36 estabelecimentos, e dentre estes, 03 foram autuados. Dentre estas autuações, se destacaram: precificação, ausência do Código de Defesa do Consumidor e falta de ostensividade na informação de preço a vista.
Os fiscais verificaram: – informação do preço à vista; – formas de pagamento, – precificação, – exemplar do CDC ausência ou inacessível, – prazo de validade/validade vencida, dentre outros.
De acordo com o Superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Molleta, “a ação visa adequação às normas de defesa do consumidor, coibindo práticas abusivas e também para orientar os fornecedores”. Lembra ainda que, “os valores dos materiais escolares costumam ter bastante diferença entre um estabelecimento comercial e outro. A pesquisa sempre é importante porque, com certeza, o consumidor achará algum produto mais barato e de boa qualidade”.
O Procon Sorocaba está à disposição para registro de reclamações e denúncias, assim como, para orientar fornecedores e consumidores. A sede do órgão está situada à Av. Antonio Carlos Comitre, nº 331 – Campolim, nas Casas do Cidadão da Ipanema, Nogueira Padilha, Ipiranga e Paço Municipal.
Denúncias podem ser registradas pelo App Procon Sorocaba, pelo telefone 151 ou ainda pela Central de Atendimento, no site da Prefeitura de Sorocaba.

Muito mais por Sorocaba!