Professora e aluna da Rede Municipal de Ensino ganham prêmio ‘Ao Redor da Ibero-América 2018′

Por: Lucas Monteiro (Programa de Estágio) Supervisão - André J. Gomes

A professora da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, Ingrid Cristian de Souza e a aluna Jennifer da Silva Oliveira da E.M. Edward Frufru Marciano da Silva, ganharam o prêmio nacional ‘Ao Redor da Ibero-América 2018′ de sensibilização ambiental, concorrendo com outras cidades e estados. Organizado pela Veolia América Latina e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), esta é a primeira vez que Sorocaba ganha o prêmio em âmbito nacional e em outubro ambas – professora e aluna -, irão para uma viagem pedagógica em Galápagos e para o município de Guayaquil no Equador onde serão premiadas em cerimônia preparada exclusivamente para os vencedores dos sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Ao Redor da Ibero-América é uma campanha de sensibilização ambiental com a finalidade de promover, entre as crianças latino-americanas, mais conhecimento sobre o meio ambiente, bem como incentivar os cidadãos aos bons hábitos ambientais desde cedo. Participaram da campanha: crianças de 10 e 11 anos de idade, de escolas públicas dos municípios parceiros da Veolia , totalizando 15 mil crianças, 250 escolas e 50 municípios concorrendo.

Sorocaba concorreu com três escolas municipais, além da já citada E.M. Edward Frufru Marciano da Silva, participaram também E.M. Profª Norma Justa Dall Ara e E.M. Profª Josefina Zilia de Carvalho, vencedoras da etapa municipal, 1º, 2º e 3º lugar respectivamente.

A campanha deste ano durou quatro meses e o tema dela foi: “Reciclagem e a Reutilização do Plástico”, mostrando diferentes modos de fazer de maneira responsável e criativa, contribuindo com a proteção dos animais em risco de extinção.

Aos participantes foram fornecidos material pedagógico de apoio e os alunos tiveram cerca de três meses para trabalhar a temática. No final, a proposta era dos alunos criarem uma escultura e desenho de um animal que corre perigo de extinção, utilizando qualquer material de plástico reciclado que tenha em mãos e enviados à comissão da campanha.

Para o Secretário da Educação (Sedu), Mario Bastos, é uma honra ter a cidade sendo representada internacionalmente e com uma temática tão importante. “A participação é fundamental e termos vencido a campanha nacional já é um marco, não só para a cidade, mas para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada com as responsabilidades com o meio ambiente”, comentou o secretário.

A cerimônia de entrega dos prêmios municipais para as escolas E.M. Edward Frufru Marciano da Silva, E.M. Profª Norma Justa Dall Ara e E.M. Profª Josefina Zilia de Carvalho, ocorrerá em outubro no município.

Tags: