Professores assumem Salas de Recursos Multifuncionais na quinta-feira

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

 

O atendimento aos alunos se inicia a partir da próxima semana.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Referência em Educação (CRE), a formação e integração dos 37 professores de Educação Básica I (PEB-I) que atuarão em 31 Salas de Recursos Multifuncionais e duas classes hospitalares que funcionam no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci).

A partir desta quinta-feira (31), os professores já estarão à disposição nas unidades. Inicialmente, será realizado o atendimento junto às famílias, matrículas, alinhamento com os professores do ensino regular, com equipe gestora, bem como a elaboração da grade de atendimento com respectivos horários. Já o atendimento efetivo com os alunos, começa na próxima semana.

A chefe de Divisão de Educação Especial, Sílvia Souza Elias dos Santos, explica que cerca de 400 alunos deverão receber o atendimento especializado. A salas serão compostas de, no mínimo, 1 e, no máximo, 10 alunos por período. Já no Gpaci, a expectativa é que 350 alunos recebam o atendimento durante o ano.

Sílvia informa, ainda, que a integração marca o retorno dos professores do atendimento especializado, tanto do Gpaci quanto das salas de recursos multifuncionais. “Hoje estamos aqui para alinharmos toda a documentação, promover um momento de acolhimento e retorno para as escolas onde serão iniciadas as matrículas e, efetivamente, o atendimento especializado”, ressalta.

Os professores do AEE possuem formação complementar na área da educação especial, na própria formação de atendimento especial profissional especializado. Muitos deles atuam desde 2010 e farão o atendimento na própria unidade escolar de origem.

No Gpaci o atendimento será realizado por duas professoras, uma atenderá só no período da manhã, no espaço família. A outra, cuidará das crianças nas manhãs e tardes, no espaço de internação. As duas professoras atenderão aos alunos da Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio, internadas no hospital.

Em sala

Nas escolas, nem sempre os alunos são aqueles ali matriculados. Alguns vêm de unidades próximas e que não contam com as salas. “Nesse primeiro momento, é que as professoras estão voltando para a escola para fazer esse acolhimento e prestar informações, até mesmo para os pais façam as matrículas” explica.

A chefe de divisão explica, ainda, que na última semana a Sedu publicou a instrução normativa que regulamenta e estabelece diretrizes para o funcionamento das salas de recursos multifuncionais e classes hospitalares, para realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

De acordo com a instrução, a Prefeitura deve assegurar às pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, garantindo o acesso, permanência e aprendizagem no ensino regular. O atendimento é realizado desde o ano de 2010. Ainda de acordo com o documento, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, prevê a formação e disponibilização de professores para o AEE.

A professora Isabel Cristina Loiola, 40 anos, trabalha com o atendimento especializado desde 2010. Para ela, a formação e integração como os demais colegas é imprescindível, principalmente, por se tratar do momento em que todos estão se preparando para o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.

Edilaine de Jesus Dias Rehder, 36 anos, fará o atendimento com as crianças da classe hospitalar. “Como eles ficam no hospital sem contato algum, trabalhamos o conteúdo pedagógico sempre a partir do contato com a escola de origem do paciente”, explica.

 

Unidades escolares com as Sala de Recurso Multifuncional:

Centro de Educação Infantil “Rauldinéia Esteves Machado” CEI-28

Escola Municipal “Dr Achilles de Almeida”

Escola Municipal “Prof. Basílio Costa Daemon”

Escola Municipal “Prof. Benedicto José Nunes”

Escola Municipal “Prof.ª Darlene Devasto”

Escola Municipal “Dr. Hélio Rosa Baldy”

Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”

Escola Municipal “Edward Frufru”

Escola Municipal “Prof. Flávio de Souza Nogueira”

Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas”

Escola Municipal “Prof.ª Inez Rodrigues Cesarotti”

Escola Municipal “Prof. Irineu Leister”

Escola Municipal “José Mendes”

Escola Municipal “Julica Bierrenback”

Escola Municipal “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”

Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz”

Escola Municipal “Prof. Luiz de Almeida Marins”

Escola Municipal “Prof.ª Maria de Lourdes Ayres de Moraes”

Escola Municipal “Prof.ª Maria de Lourdes M. Martinez”

Escola Municipal “Prof.ª Maria Domingas T. de Góes”

Escola Municipal “Matheus Maylasky”

Escola Municipal “Dr. Milton Leite Oliveira”

Escola Municipal “Prof.ª Norma Justa Dall’Ara”

Escola Municipal “Prof. Oswaldo de Oliveira”

Escola Municipal “Prof. Paulo Tortello”

Escola Municipal “Prof. Avelino Leite de Camargo”

Escola Municipal “Quinzinho de Barros”

Escola Municipal “Rosa Cury”

Escola Municipal “Tereza Ciambelli Gianini”

Escola Municipal “Prof. Walter Carretero”

Escola Municipal “Prof.ª Zilah Dias de Mello Scherepel”

 

 

Tags:, , ,