Profissionais da Educação tem à disposição conteúdo da área ambiental

Por: Secom

Em torno de 6 mil servidores públicos, entre professores, diretores, vice-diretores, supervisores de ensino, orientadores pedagógicos, auxiliares de educação, entre outros profissionais da rede municipal de ensino de Sorocaba, têm à disposição o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A partir desta semana, a plataforma digital também está disponibilizando um conteúdo de formação na área de educação ambiental.

O benefício é oferecido pela Prefeitura de Sorocaba, graças a uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e a Secretaria da Educação (Sedu) e visa que os profissionais avancem ainda mais o conhecimento na área ambiental e repliquem o conteúdo em sala de aula, atingindo em torno de 55 mil das 148 escolas municipais. Além disso, esta formação permite que os funcionários acessem este conteúdo 24 horas por dia, de qualquer lugar, utilizando login e senha.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, o objetivo desta capacitação gratuita é explorar os âmbitos cultural, social e ambiental do município, para possibilitar, de modo intersetorial, o direito a uma educação que promova as múltiplas dimensões da formação humana e vislumbre as diferentes características dos alunos e de suas múltiplas linguagens possibilitando um desenvolvimento pleno. A formação se dá com a discussão a respeito do pensamento científico associado a temas, como princípios e reflexões sobre educação ambiental, sustentabilidade, arborização urbana, entre outros.

O conteúdo está inserido no Suporte Pedagógico do AVA. Acessando, os profissionais poderão realizar uma visita virtual no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e conferir 15 vídeos de alguns animais que habitam o local, como o tatu-galinha, jararaca, papagaio, iguana, sucuri, entre outros. Outros vídeos estão sendo produzidos sobre o Parque da Biquinha e o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, com técnicos da Sema apresentando os espaços ecológicos e as curiosidades.

Os professores também terão acesso a cinco publicações na área de Educação Ambiental, como a Série “Sorocaba Sustentável” – Volume “Asas da cidade” (2016), “Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade: pesquisas e perspectivas futuras” (2015), “Biodiversidade do Município de Sorocaba” (2014), “Conectando peixes, rios e pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a migração dos peixes” (2014) e “Jardins que fazem a cidade de Sorocaba” (2014). A plataforma digital também possui artigos, textos informativos e sugestões de atividades de educação ambiental, biodiversidade, sustentabilidade, entre outros.

Tags: