Profissionais das UBSs se fantasiam de mosquito para conscientizar a população no combate ao Aedes aegypti

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

De forma diferenciada, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nova Esperança, São Bento, Vila Barão e Habiteto sensibilizam a população no combate ao Aedes aegypti. A ideia foi se fantasiar de mosquito com o objetivo de atrair a atenção e participação dos cidadãos, principalmente das crianças nas escolas da localidade.

Através da UBS Nova Esperança, a ação acontece semanalmente desde o dia 18 de fevereiro, com o intuito de combater e conscientizar as crianças e pais sobre os devidos cuidados contra o mosquito, e minimizar a infestação dos criadouros. As atividades são realizadas nos CEIs 71 e 33 e também nas escolas estaduais “Reverendo Ovídio Antônio” e “Humberto de Campos”.

A ideia desta ação surgiu a partir de uma reunião intersetorial, da qual participaram servidores da UBS, Escolas, Conselho Local e Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, a ideia central é reforçar e intensificar ações neste período epidêmico devido ao aumento do número de casos no território.

De acordo com a supervisora da Atenção Básica, Diéssika Silveira, essas atividades ajudam bastante a população, principalmente com as crianças, pois elas realmente se empenham e cobram seus responsáveis para que haja mais cuidado e atenção em relação aos criadouros. “A partir do momento em que as crianças sabem o que é preciso fazer para evitar que o mosquito se reproduza, elas vão redobrar a atenção na residência e se certificar de que os vizinhos também façam o mesmo”, comenta.

Na última sexta-feira (12), a UBS São Bento realizou uma passeata no bairro para alertar a população sobre uma possível epidemia. Vestidos de mosquitos Aedes aegypti e ao som de vuvuzelas, a ação foi muito positiva. Nas UBSs Habiteto e Barão, também acontece ações com as fantasias do mosquito. De acordo com a SES, além do trabalho diário da Zoonoses para eliminar o vetor, as 32 UBSs se empenham para fortalecer a conscientização e sensibilização da população.

Além disso, a Secretaria de Saúde informa que as pessoas devem acionar a Zoonoses a respeito de criadouros do Aedes aegypti por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência. Também é possível denunciar pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: