Programa Avança Sorocaba recebe nova Missão CAF

Por: Vanessa Valente

Sorocaba recebeu, entre os dias 30 e 31 de maio, nova Missão da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para tratar do Programa Avança Sorocaba – programa ambiental e de otimização viária em Sorocaba. O objetivo da Missão foi de verificar o andamento e a qualidade das obras decorrentes do empréstimo firmado, além de verificar o cumprimento das condições contratuais, analisar o avanço e atualizar o planejamento e cronograma do programa.

O Programa Avança Sorocaba tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos sorocabanos por meio da ampliação da infraestrutura urbana, de transportes e da implantação de parque linear como espaço público para o lazer e conservação ambiental. O programa inclui a execução de obras prioritárias no âmbito do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTUM).

A comissão da CAF foi composta por Júlio Carrasco, o executivo principal OdR Brasil; Danny Rodrigues, especialista técnico da DAETI e Sintia Yañes, executivo principal da UGRAS.

Além dos representantes da CAF, a Missão foi composta por Flávio Chaves, secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas; Helaine Moraes, coordenadora da UEP (Unidade Executora de Projetos); José Mendes Neto, gerente de obras e projetos; Felipe Gonçalves, chefe de licenciamento e controle ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Parque e Jardins (Sema).

A equipe esteve visitando os locais de intervenções do Programa, como a via marginal do Córrego Itanguá – Trecho 1; o local para implantação do viaduto sobre a avenida Itavuvu, que fará a ligação da avenida Edward Fru-Fru com a Ulysses Guimarães; e o viaduto JJ Lacerda.

O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves, comentou a importância dessa Missão para o Programa Avança Sorocaba. “As Missões CAF são fundamentais para o acompanhamento das obras e prestação de contas, comprovando a seriedade e profissionalismo da UEP em cumprir todos os quesitos que a CAF exige”, ressaltou.

 

Andamento das Obras

A via marginal do Córrego Itanguá, trecho 1, com extensão de 1,2 km de vias pavimentadas entre a avenida Adão Pereira de Camargo e até entorno da avenida Américo Figueiredo, encontra-se em fase de reuniões com a equipe técnica da Urbes para definição de estratégias de desvio de trânsito durante as obras. Com prazo de execução estimado em 24 meses e orçamento previsto de 9,4 milhões de dólares, a previsão é que a ordem de serviço seja assinada em 21 de junho. A empresa que prestará serviços de engenharia, execução de pavimentação asfáltica e Obra de Arte Especial (Ponte/Viaduto) será o Consórcio Jofege – Julio & Julio.

O Viaduto sobre a avenida Itavuvu tem seu processo licitatório em curso, com previsão de início das obras no final de agosto. O prazo de execução é de 12 meses, com um investimento aproximado de R$ 22.235.310,52

A grande expectativa da Prefeitura de Sorocaba, nessa Missão, era a inclusão da implantação do viaduto de ligação da avenida Ipanema com a rua José Joaquim Lacerda no escopo do Programa Avança Sorocaba, para ser financiada com recursos da fonte CAF. Após análise detalhada da documentação do processo licitatório, do projeto executivo e das autorizações ambientais emitidas no âmbito da legislação em vigor, e considerando que a inclusão da obra não compromete o atingimento das metas, a CAF autorizou sua inclusão.

Para o prefeito José Crespo, a mobilidade urbana é um dos grandes desafios para melhorar a qualidade de vida da população e a inclusão do Viaduto JJ Lacerda ao financiamento CAF, obra complementar ao BRT, representa um grande passo para o desenvolvimento do município promovendo mobilidade, acessibilidade e a circulação das pessoas com segurança e conforto, de forma sustentável. “Seguimos nosso trabalho com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida em todos os sentidos para quem vive em Sorocaba” destacou.

Durante todo o desenvolvimento do Programa, Sorocaba receberá outras Missões da CAF para acompanhamento e prestação de contas.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags:,