Programa de talentos da Marinha recruta alunos da rede municipal

Por: André J. Gomes

 

Física e Química sempre dividiram opiniões na escola: há os que amam e os que odeiam. Na rede municipal de ensino em Sorocaba não é diferente, mas quem sempre se deu bem com essas disciplinas tem agora mais um motivo para isso: o “Projeto SOAMAR de Jovens Talentos”.

Coordenada pela Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR, a iniciativa reúne alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio em Sorocaba e região. A pedido da SOAMAR, escolas públicas e privadas indicaram os alunos com as melhores notas em Física e Química. Em seguida, a entidade selecionou os 60 estudantes que participam do projeto.

Entre milhares de alunos de toda a região, 8 aprovados são estudantes do 3º ano do Ensino Médio na rede municipal em Sorocaba. “Isso é muito positivo sobretudo porque reconhece a qualidade do nosso ensino e incentiva os jovens para o estudo de Química e Física”, conta a professora Leila Chinelatto, chefe da Seção de Apoio à Formação Continuada da Secretaria da Educação.

Em quatro encontros, os alunos escolhidos mergulharão em um universo cultural e tecnológico diferenciado, sob a orientação de professores da Universidade de São Paulo, da Escola Politécnica da USP, da Marinha do Brasil e da ESAMC.

Os dois primeiros encontros, sob a forma de palestras explicativas, aconteceram no final de abril, na ESAMC, em Sorocaba. O próximo será uma visita ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e à Escola Politécnica da USP, no dia 10 de maio. Em seguida, em 11 de maio, os alunos visitarão as instalações de ARAMAR, o Centro Tecnológico da Marinha na cidade de Iperó.

Durante a programação, os alunos terão contato com o Projeto Nuclear Brasileiro, desenvolvido pela Marinha do Brasil, que prevê a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, utilizando um reator desenvolvido com tecnologia totalmente criada no País.

“Esta iniciativa premia o desempenho dos alunos, incentiva a meritocracia e prestigia o trabalho da Marinha Brasileira, portanto tem todos os elementos para ser um grande sucesso e conta com o nosso total apoio”, diz a secretária da Educação, professora Marta Cassar.

Depois das reuniões, os alunos receberão um certificado de participação durante uma cerimônia que será realizada em ARAMAR, com a presença da diretoria da SOAMAR e de autoridades da Marinha Brasileira.

 

 

Tags: