Programa “Verde Via” atendeu 22 vias e nove praças de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da área de Paisagismo e Manutenção da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realiza desde maio de 2017 ano o Programa “Verde Via”. O trabalho consiste em serviço de poda de árvores que estão com galhos grandes e baixos, principalmente ao redor das pistas de caminhada, calçadas e ciclovias. Durante oito meses de operação, 22 avenidas e nove praças receberam o serviço.

O objetivo da Sema é oferecer mais segurança, melhorando a luminosidade e a passagem de pedestres e ciclistas. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, as podas de árvores são necessárias, pois muitas estão com galhos muito grandes e baixos trazendo transtornos para quem transita pela ciclovia e pista de caminhada, além de prejudicar a luminosidade.

Além disso, a arborização urbana é uma das ações que possui grande empenho do Governo Municipal, por contribuir com o meio ambiente e oferecer melhoria da qualidade de vida da população. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor em contraste com o árido concreto das áreas urbanas, embelezando as ruas do município.

O serviço foi realizado em todas as regiões de Sorocaba. Entre as 22 vias que receberam o serviço, estão a avenida Dom Aguirre, avenida 9 de Julho, avenida 3 de Março, avenida Getúlio Vargas, avenida Independência, rua Visconde de Taunay e avenida Luiz Mendes de Almeida. Entre as praças que receberam o “Verde Via” estão Praça Edmundo Vale, Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Álvaro Ferreira, Praça Adolfo Grizzi, Praça Carlos de Campos, Praça do Rosário e Praça da Bandeira.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, todos os galhos são recolhidos pelas equipes no mesmo dia da execução e os galhos são utilizados para auxílio de viveiros, recintos de animais e o restante é levado ao aterro de inertes.

 

Tags: