Programação da Consciência Negra na UBS Nova Esperança é marcada por emoção e conhecimento

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizou na última quinta-feira (29) uma programação gratuita pela passagem do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) na UBS Nova Esperança. Organizada pelos funcionários da unidade, o evento contou com atividades, como música, dança, roda de conversa, atividades manuais, sessão de maquiagem e de fotos.

A secretaria da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, compareceu ao evento para prestigiar a ação e conhecer mais a UBS, ao lado da coordenadora Giovana Budap e a supervisora Diessika Silverio.

Uma das atividades foi a oficina de Abayomi, uma boneca feita a partir de pedaços de pano e modelada apenas com nós, que contou com a participação de 19 pessoas.

“A boneca é símbolo de resistência”, explica emocionada a orientadora da oficina e coordenadora da UBS São Bento, Alessandra Salmeron. As bonecas eram feitas durante as viagens, que realizavam o transporte de escravos entre a África e o Brasil. As mães africanas rasgavam pedaços de pano das próprias saias e a partir deles criavam as bonecas para dar aos seus filhos.

A dona de casa, Neide Martins, que participou da atividade, também se emocionou com a história da origem da boneca. “Me imaginei no lugar dessas mães, como elas se sentiam ao ver seus filhos naquela situação”, declara.

O Dia da Consciência Negra marca o aniversário da morte de Zumbi, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no Brasil.

 

  • 1 (311.96 KB)
  • 2 (372.13 KB)
  • 3 (306.6 KB)
  • 4 (327.62 KB)

Tags: