Programação da “Semana do Bebê” iniciou nesta sexta-feira

Por: Natasha Amaral (programa de estágio)

Foto: Fernando Abreu

A “Semana do Bebê” foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira, no Centro de Referência em Educação (CRE). A iniciativa realizada pelo Comitê pela Primeira Infância da cidade que é composto por representantes de secretarias municipais, além de ONGs, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Igualdade e Assistência Social, contou com presença de professores, diretores e supervisores da rede de educação municipal, além dos secretários das pastas.

A programação tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que contribui para garantir que cada bebê tenha direito a se desenvolver, aprender e se relacionar com a comunidade.

Na abertura do evento, alunos do Projeto Guri, que atende crianças e adolescentes de 6 a 18 anos através de cursos na área de iniciação musical e canto, se apresentaram com um coral, cantando músicas relacionadas à natureza, tema que vem sendo estudado pelos integrantes.

A secretária da pasta de Educação, Marta Regina Cassar, se emocionou durante a apresentação do coral e em seu discurso destacou a missão da secretaria em dar aos bebês da cidade, a oportunidade de ter o primeiro contato com a educação. Ela também falou sobre a dificuldade em conseguir recursos financeiros do governo federal para construção de creches, mas demonstrou estar disposta a lutar por isso. “Esse evento é um presente para meu retorno como titular da pasta, somos pequenas unhas com uma grande garra e estamos dispostos a lutar por uma educação de qualidade”, finalizou.

O secretário de Igualdade, Alexandre Hugo de Moraes, saudou a todos os presentes, parabenizou o coral e frisou a importância desta semana em pensar nos cuidados com a primeira infância. “É muito importante ensinar nossas crianças a compartilharem brinquedos, é nosso papel fazer isso pois o caráter de cada um começa na infância”, comentou o titular da pasta sobre a feira de brinquedos que acontece no próximo domingo.

Em sequência aos discursos, a primeira palestra da programação teve início, com o tema “Primeira Infância é Prioridade Absoluta”, ministrada pelo advogado Guilherme Perisse, do Instituto Alana, que tem o objetivo em reunir programas que apostam na busca pela garantia de condições para vivência plena da infância.

Para a diretora do CEI 66, Márcia Maria, a Semana do Bebê é uma ótima oportunidade para os profissionais da educação refletirem sobre o trabalho. “É uma troca de experiências voltada para a faixa etária de 0 a 3 anos, esta semana será de extrema importância para nós”, declarou.

A ação também contou com a parceria da Secretaria de Abastecimento e Nutrição, que doou os lanches para as crianças do coral do Projeto Guri.

A “Semana do Bebê” segue com programações até o dia 27 de outubro, com diversas atividades e palestras. E no próximo domingo, acontecerá a feira de troca de brinquedos, das 9h às 12h, no Centro Esportivo Dr. Pitico, na Vila Tortelli, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Tags:, ,