Projeto “Cada Gol uma Árvore” é encerrado e supera expectativas

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio)

A Prefeitura de Sorocaba encerrou nesta sexta-feira (11) a edição 2018 do Projeto “Cada Gol uma Árvore” com o plantio  de um ipê branco e um ipê amarelo em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”. Com isso, a iniciativa atingiu 1.608 exemplares arbóreos plantados em áreas públicas da cidade, o mesmo número de gols marcados no 59º Torneio Aberto de Futsal “Cruzeiro do Sul”, o Cruzeirão.

Criado pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul, com a iniciativa do vereador Rafael Militão, o projeto teve como objetivo proporcionar uma cidade mais agradável e com mais qualidade de vida à população, através da arborização urbana. A cada gol marcado na competição, uma árvore foi plantada na cidade.

Segundo o secretário da Sema, Jessé Loures, o projeto foi finalizado com sucesso, superando todas as expectativas imaginadas. “Nós já queríamos colocar em prática essa ação no ano passado. Tivemos essa união da Sema, da Semes e do legislativo,  através do vereador Militão, visando receber um ganho a todos, pois a importância de uma árvore na cidade é imensa. Portanto pensamos que ligar o esporte, por meio do Cruzeirão, com a Sema no plantio de árvores geraria um conforto para toda cidade no futuro, já imaginando que o número de gols seria enorme”, explicou o titular da pasta.

Durante o evento, o secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, enfatizou que encerrar com êxito um projeto planejado com tanto comprometimento para o bem da população foi maravilhoso. “Ficamos felizes demais por atingir o que já esperávamos. Na verdade tudo que realizamos é para o bem de Sorocaba, então fica de inspiração para que as próximas gerações se conscientizarem do quanto é importante termos uma cidade arborizada”, destacou.

 

Para o vereador Rafael Militão, que idealizou a construção do projeto, a sensação de concluir a ação foi ótima. “Eu digo que sem essa parceria das secretarias nada teria acontecido. Essa união só acrescenta ao nosso município, que recebe cada vez mais benefícios”, declara.

O vereador ainda ressalta que havendo tanto desmatamento no mundo de hoje, o plantio de novas árvores constrói um ambiente visual melhor para a cidade, além de melhorar o oxigênio do ar. “Cada árvore existente tem o poder de absorver a poluição de mais ou menos 100 carros, então isso faz com que o futuro esteja garantido para nossas crianças, que vão crescer com mais qualidade de vida”, conclui.

Os plantios do Projeto “Cada Gol uma Árvore” aconteceram em diferentes áreas públicas da cidade desde o início do torneio. São elas: Parque Municipal Porto das Águas (28 árvores), Parque Santa Esmeralda (655 árvores), rua Saliba Mota (728 árvores), Jardim Nilton Torres (195 árvores) e Ginásio Municipal (2 árvores).

Tags:,