Projeto “CINE UBS” exibe filme sobre saúde mental na UBS Vila Fiori

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Para proporcionar um momento de reflexão e interação, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da equipe multiprofissional de preceptores e residentes de Saúde Mental, com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Fiori, realiza o projeto “CINE UBS”, na próxima quarta-feira (17), às 13h30, para todos da comunidade local. O evento exibirá a longa-metragem “Nise: O Coração da Loucura”. 

A ação tem o objetivo de proporcionar aos usuários da comunidade, um momento de reflexão sobre os diversos assuntos de saúde mental retratados no filme. Além disso, colabora na ampliação da discussão sobre a importância do autocuidado em saúde mental, além de promover um momento de descontração, lazer e envolvimento comunitário.

Com direção de Roberto Berliner, o filme apresenta a história da doutora Nise da Silveira (Glória Pires), pois ela propôs uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofriam da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. A partir disso, seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, baseando-se nos princípios da arte, amor e loucura.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: