Projeto de compostagem é implantado em mais um condomínio do Carandá

Por: Carol Fernandes (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – tmferreira@sorocaba.sp.gov.br

“Compostagem para um mundo melhor” é o propósito do projeto Vidas, implantado neste domingo (14) no condomínio Copaíba, no Residencial Carandá. Este é o segundo condomínio a receber a iniciativa realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), em uma parceria com a Fundação Banco do Brasil, através do projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social (MUTS).

Antes de iniciar a implantação, integrantes do projeto no condomínio Buriti apresentaram uma palestra aos moradores vizinhos, na última segunda-feira (7), abordando a importância de se realizar a separação dos orgânicos. Também foram distribuídos baldinhos para que as pessoas coloquem seus resíduos orgânicos e depositem em reservatórios espalhados pelo local. Na ocasião participaram cerca de 30 pessoas, entre crianças e adultos, que ajudaram na decoração da caixa de compostagem.

Durante a realização do projeto os participantes farão a coleta nos reservatórios e levarão para o espaço da compostagem, onde os resíduos são armazenados em caixas d’águas, peneirados e transformados em adubo. Isso permite que sejam colocados em embalagens para serem vendidos e gerar renda.

Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto “Vidas – Compostagem para um mundo melhor” já foi levado como referência para outros municípios. No final de setembro os moradores Jessé Rodrigues Ferminiano e Valéria Maria da Silva, do condomínio Buriti, apresentaram a iniciativa durante 1º Encontro de Práticas de Compostagem da Cidade de São Paulo.

Tags: