Projeto do CEI 07 envolve alunos e avós

Por: Natasha Amaral (programa de estágio) Supervisão Bia Negrão Duarte

Foto: Fernando Abreu

Propiciar de forma lúdica e dinâmica a apresentação dos contos infantis para crianças é a intenção do projeto “O Encanto dos Contos”, realizado pela Secretaria de Educação. E em uma manhã repleta de emoção, na última semana, aconteceu mais uma etapa do projeto, que atualmente está trabalhando a história da Chapeuzinho Vermelho, que convidou as avós dos alunos do CEI 07 “Francisca Moura Pereira da Silva” do Jardim Santa Rosália, para participar da confecção de uma colcha de retalhos.

Destacando a personagem “vovó” do conto da Chapeuzinho Vermelho, foi que a ideia de concretizar isso surgiu nos organizadores. De acordo com as idealizadoras do projeto, uma pesquisa foi feita para saber sobre as avós dos alunos do CEI, onde realizaram as brincadeiras preferidas citadas por elas, confeccionaram receitas e como livro de apoio para o projeto, foi usado o título “Colcha de Retalhos”, de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro.

Gabriela Marques é professora e uma das idealizadoras do projeto, juntamente com a professora Katia Silveira. Ela conta que montou a ideia com a colega de trabalho e foi tudo pensado com muito carinho. “É um projeto encantador, pensado em cada detalhe para o desenvolvimento das crianças, a história da colcha fala sobre a saudade e é isso que queremos resgatar”, comentou Gabriela. “Estou encantada porque a comunidade recebeu o projeto de braços abertos, a educação é um processo de vida e estamos contribuindo com isso”, complementa Katia.

Durante a confraternização, Katia declamou para os alunos e familiares, a história “Colcha de Retalhos”. E em uma apresentação, as crianças cantaram e interpretaram a música “Trem Bala” de Ana Vilela para as avós, que ficaram emocionadas.

Para ilustrar o trabalho, retalhos foram confeccionados na presença das avós e familiares das crianças para a criação da colcha de retalhos. E a pequena Manuela Cruz, de cinco anos, levou as duas avós para acompanhá-la na confecção dos tecidos, a professora Cristina Valério, 59, e a aposentada Olga Isabel, 60. Para elas, esse projeto foi muito bom para aproximá-las da neta e conhecer o que ela faz na escola. “É uma forma de trabalhar o medo e rejeição que as crianças sentem, eu amei, o conto é de extrema importância, para o desenvolvimento das crianças”, comentou Cristina.

O projeto vem sendo realizado desde o início do ano, e procura estimular nos alunos o gosto pela leitura, de forma que enriqueça a criatividade, construindo uma identidade para aprender valores e refletir sobre as ações diárias. Além de também abordar temas a serem discutidos em cada conto, como bullying, amor ao próximo, funções dos personagens etc, de acordo com a diretora do CEI 07, Patrícia Camargo, que acolheu o projeto das professoras com a intenção de resgatar a união dos alunos com as avós. “Envolve a afetividade que muitas vezes é deixada de lado, me sinto orgulhosa em ter essas profissionais que abraçaram e desenvolveram isso em nossa escola”, declara.

A senhora de 93 anos, Emma Ferreira, acompanhou seu bisneto Otávio Ferreira de seis anos, e juntos confeccionaram o retalho que fará parte da colcha. Emocionada, ela afirmou “eu gostei por estar perto dele mais uma vez, é preciso unir a família e toda criança precisa disso”.

O conto da Cinderela e Patinho Feio foram abordados no primeiro e segundo  bimestre, e o próximo será “Os Três Porquinhos”.

Tags: