Projeto “Encontros com o Mito” acontece nesta quinta-feira

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), promove nesta quinta-feira (8), a partir das 14h, o projeto “Encontros com o Mito”. O bate-papo será ministrado pelo historiador José Rubens Incao que falará sobre o Mito das Plêiades e as Marchas Ranchos.

O Mito das Plêiades consiste na história das sete irmãs, filhas do titã Atlas, que, em certo momento de suas vidas, foram perseguidas pelo caçador Órion. Desesperadas com a situação, as mulheres pedem aos deuses para que mudem suas formas, e, com isso, tornam-se uma constelação no céu.

Para entrar em clima de festa, o bate-papo também será sobre as Marchas-Rancho que aconteciam nos Carnavais de anos atrás. O intuito é valorizar as letras e as melodias de canções como “Ó Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga e “Noite dos Mascarados” de Chico Buarque.

Segundo Incao, a ideia é mesclar as histórias do passado com as atuais. “Os mitos trabalham com os nossos anseios através de grandes histórias”, declarou.

A ação acontece semanalmente com o propósito de realizar discussões sobre temas ligados a mitologia grega e romana, a arte e literatura.

A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro. A entrada é gratuita e aberta ao público maior de 12 anos. Mais informações pelo telefone (15) 3231-5723.

Tags: