Projeto identifica alunos com dificuldades visuais e encaminha ao BOS

Por: Isabella Lopes (programa de estágio) - Supervisão André Canevalle

Com o intuito de viabilizar ações potencializadoras da Alfabetização na Idade Certa, a Secretaria da Educação (SEDU), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), iniciou uma triagem com os alunos inseridos na Recuperação Paralela de 50 escolas do Ensino Fundamental I e II, para identificar estudantes com eventuais problemas de visão. Um profissional da SES ficou responsável pela capacitação dos funcionários da SEDU, para realizarem essa triagem de acuidade visual.

A partir da observação das situações de dificuldades de aprendizado de cerca de três mil estudantes da rede municipal de Sorocaba, a seleção com os alunos começou com a verificação da acuidade visual das crianças e adolescentes, que foram encaminhados à consulta oftalmológica.

O atendimento será realizado pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), em grupos de 120 alunos aos sábados e 120 aos domingos, totalizando 240 atendimentos por finais de semana. A ação seguirá até que todos os alunos encaminhados (695 pós-triagem) sejam atendidos. As vagas para o atendimento no BOS foram conseguidas através da Central de Regulação Municipal da Secretaria de Saúde.

Os responsáveis pelas crianças devem estar presentes nas consultas, respeitando data, local e horário viabilizado, estando com o guia da consulta e certidão de nascimento ou RG da criança para o atendimento.

Tags:, ,