Projeto Rugby Tag reúne dez escolas no C.E. de Brigadeiro Tobias

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - supervisão Bia Negrão Duarte

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Hurra, organizou na manhã de hoje (27) o Projeto Rugby, na qual reuniu alunos de escolas municipais para a prática de esportes, no Centro Esportivo Brigadeiro Tobias.

Cerca de 350 alunos de idades entre 9 a 10 anos participaram dos jogos, contando com professores de Educação Física para as atividades recreativas e esportivas.

Com objetivo de estimular os valores que o esporte traz, além de levá-lo as escolas municipais, a adaptação do Rugby para o ‘Rugby Tag’, chega para agregar uma modalidade pré-desportiva, onde não existe o contato físico, utilizando apenas uma cinta com duas fitas laterais para toda a segurança e cuidado de cada criança.

O coordenador da associação Hurra, Leandro Gevaerd explica que os alunos aprendem a nova modalidade do Rugby durante as aulas de educação física em suas redes municipais, e finalizam sempre com um grande festival esportivo.  “Hoje estamos fechando esse ciclo inicial com 350 crianças, onde os professores trabalharam com alunos de 10 e 11 anos. É uma comemoração maravilhosa, podemos ver na alegria das crianças presentes aqui hoje”, ressalta Gevaerd.

Para o Gestor de Desenvolvimento Educacional, Luiz Gustavo Maganhato, da SEDU, o esporte educacional apresenta uma estrema importância para o aprendizado das crianças. “Esse aprendizado desenvolve os aspectos cognitivos, psicomotores e sócios afetivos dos alunos, o que vai além da parte técnica e tática do esporte que trazem grande importância, a fim de promover a integração das crianças trabalhando a educação integral de cada aluno”, relata Gustavo Maganhato.

A aluna da Escola Municipal Dr. Milton Leite de Oliveira, Giovanna Benedette Santos,  de 10 anos, revela que o Rugby, motivou os alunos por ser um esporte diferente, além de criarem novas amizades com outras escolas que participaram do festival esportivo. “Para mim a importância do projeto que vocês estão fazendo aqui em brigadeiro Tobias, vai além da diversão de todos, está tudo bem legal e divertido, estou adorando”, afirma a aluna.

Segundo José Adão Neres, diretor da Rede Municipal Getúlio Vargas, a grande iniciativa de trazer novidade para educação através do Rugby, mobiliza também o poder de ensinar dos professores e do aprender dos alunos. “Esse desafio acaba motivando os alunos a se entregarem mais a escola, além de trazer melhorias à saúde do corpo e mostrar que o esporte não é só futebol, ou basquete, existe uma serie de modalidades esportivas em que as crianças podem aprender e praticar, e o Rugby têm movido à oportunidade de traçar algo diferente a todas as crianças”, conclui o diretor.

Tags:, ,