Projeto ‘Zoo vai a Comunidade’ visita clínica geriátrica

Por: Isabella Lopes (programa de estágio) – Supervisão Fabiana Blaseck Sorrilha

A Clínica Geriátrica Vila Hortência recebeu nesta quarta-feira (31) a equipe de Educação Ambiental do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” atividade desenvolvida por meio do projeto “Zoo vai à Comunidade” pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins. O objetivo da ação é aproximar as pessoas da Natureza.

Os idosos tiveram oportunidade de conhecer espécies de animais da fauna de Sorocaba e região através de uma exposição com animais taxidermizados. Foram expostos os seguintes animais: lagarto, coruja, jacaré-de-papo-amarelo, tamanduá-bandeira, gato-do-mato-pequeno, cachorro-do-mato, carcará e socó-dorminhoco.

Para a proprietária da clínica, Alessandra Silva, 35 anos, a ação é importante, pois muitos idosos têm dificuldades em se locomover para visitar os parques, mas precisam de interação com o meio ambiente. “A atividade remete ao passado deles e que ver o sorriso no rosto dos idosos é gratificante”, comentou.

A clínica hospeda 32 moradores, entre homens e mulheres, tendo parte deles Alzheimer. A moradora da clínica, Elenice Tavares, 66 anos, não conhecia os animais expostos “Foi uma novidade para mim, muitos dos animais só conhecia pela televisão”.
A equipe de Educação Ambiental tem por missão fomentar ações individuais e coletivas em prol da conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.

As instituições interessadas em receber o Projeto “Zoo vai à Comunidade” pode entrar em contato com a equipe de Educação Ambiental do Zoológico pelo telefone 3227-5454 ou pelo email sema@sorocaba.sp.gov.br

Tags:,