Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/projetos-preveem-aumento-de-mais-de-4-mil-vagas-em-creches/
Acessado em: 21/09/2018 - 00h09

Projetos preveem aumento de mais de 4 mil vagas em creches

Por: Viviane Gonçalves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), empenhada em sanar o déficit de vagas em creches no município, desenvolveu vários projetos, seja no âmbito estadual, federal e até municipal, para que o ano letivo de 2018 inicie-se com ações efetivas para que as crianças de 0 a 3 anos estejam matriculadas.

Se todos os projetos estiverem de acordo com o calendário programado, será possível um aumento de 4.333 novas vagas, para suprir a necessidade que atualmente é de 2 .234 crianças na fila de espera pelo Cadastro Municipal Unificado. Por entender que este número muda e ao longo do ano está fila aumenta, foram viabilizados projetos a médio e longo prazo também.

Para a secretária de Educação, Marta Cassar, houve uma concentração de esforços para atender este público e muitas ações já estão mais próximas de acontecerem, entre elas está a mudança de funcionalidade em dois próprios municipais no atendimento a creches, a partir do primeiro semestre de 2018.

Os prédios da Oficina do Saber do Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Jardim Montreal passarão a atender as crianças de creche, cada um deles com 160 vagas, totalizando 320 vagas a mais já neste ano. Outro projeto que encontra-se em fase de análise jurídica da Prefeitura, é o de viabilizar 400 vagas em escolas infantis, devidamente autorizadas e com funcionamento em conformidade com as diretrizes do Conselho Municipal de Educação. Assim como no ano de 2017, primeiro ano desta gestão, existe uma concentração muito grande para acabar com este problema, tanto que outros projetos também estão em andamento:

 

Projetos âmbito municipal:

Criação de projeto com recursos próprios nos bairros – construção de 8 unidades em PVC concreto (4 em 2018 e outras 4 em 2019), criando aproximadamente 1.120 novas vagas para crianças de 1 a 3 anos. Os bairros contemplando serão Jardim Santa Isabel, Jardim São Mateus, Wanel Ville, Jardim Nilton Torres, Vila Amato, Jardim Eliana e Vila Santa Clara.

Convênios: em 2017 foram realizadas visitas e autorizações para funcionamento de novas instituições conveniadas em 2 unidades, com previsão de 180 novas vagas em 2018.

Ampliações: Foi iniciado processo licitatório para ampliação do CEI-40, localizado no Jardim Iguatemi, com aumento para 2018, de 40 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos.

 

Projetos âmbito estadual:

A Sedu também fez adesão ao Programa do Governo Estadual (FDE) para 02 unidades de creche para crianças de 0 a 3 anos, com capacidade de 203 vagas, no Jardim Imperatriz e Jardim Santa Paula. Este último terá o aporte financeiro de 50% da Prefeitura de Sorocaba, através da própria Secretaria (2018/2019).

 

Projetos âmbito Federal

Junto ao Governo Federal foi feito adesão ao Programa PAR – Proinfância –para  08 unidades de creche com capacidade para 1.480 crianças de 0 a 3 anos, nos bairros apontados pelo Cadastro Municipal Único: Vila Almeida, Cidade Jardim, Villagio Solla, Alpes de Sorocaba, Jardim Monterrey, Jardim Santa Rosa, Jardim Santo Amaro e Villagio Milano (2018/2019).

Por meio do Ministério das Cidades, do Programa FAR, também há pedido de 03 unidades de creche com 590 vagas que irá atender o Carandá e Altos do Ipanema já para 2019/2020.