Pronto Atendimento Brigadeiro Tobias realiza parto na madrugada desta segunda-feira

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Um atendimento inusitado ocorreu na madrugada desta segunda-feira (26) no Pronto Atendimento Brigadeiro Tobias. Por volta das 2h, uma mulher em trabalho de parto foi levada até a unidade de urgência e emergência. Atendida imediatamente pela equipe de saúde presente, o parto normal foi realizado com sucesso visando o cuidado do bebê e da gestante.

De acordo com o enfermeiro Márcio Assis do Carmo, que participou do parto, a gestante moradora do bairro Genebra chegou com seu marido num veículo emprestado pelo seu vizinho. “Durante nossa avaliação, foi constatado que a mulher estava em trabalho de parto ativo, com o colo uterino totalmente dilatado e contrações de com intervalo um minuto. Após o caso ser avaliado, foi preparado os materiais necessários para o parto e foi acionado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para realização da transferência dos pacientes para a Santa Casa”, explica o enfermeiro.

Aproximadamente 15 minutos após a chegada da paciente, o parto foi finalizado, sendo feita as manobras apropriadas para a ocasião. De acordo com a coordenação da unidade, por ser tratar de uma região distante da área central e dos hospitais de referência, contando com uma parte da população que reside em zona rural, a unidade acaba sendo a alternativa mais próxima para o atendimento de emergência. “A unidade funciona de modo peculiar às demais unidades de pronto atendimento do município. Como a região conta com estradas e ruas pouco sinalizadas e possui muitas chácaras, até mesmo as ambulâncias tem uma grande dificuldade para localizar os endereços que solicitam o resgate, principalmente a noite, deste modo, acabamos por receber gestantes entrando em trabalho de parto que por receio do nascimento ocorrer na rodovia a caminho do hospital, buscam atendimento inicial na unidade”, complementa o enfermeiro Márcio Assis do Carmo.

A equipe que realizou o parto foi composta pelo médico Dr. Humberto Di Pace, o enfermeiro Márcio Assis do Carmo e a técnica de enfermagem Rosana Milanda.

Tags: