Realidade virtual é desenvolvida no Parque Tecnológico de Sorocaba

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

‘Um mundo à parte, ou a parte do mundo que você deseja ver’, assim o cineasta Orson Welles, famoso por filmes como Citizen Kane (no Brasil, Cidadão Kane), definiu a realidade virtual em suas primeiras experiências ligadas ao cinema. Apresentado à tecnologia, Wells, especialista em comunicação em massa, se impressionou. Hoje o que deslumbrou o cineasta está disponível em diversas aplicações que ampliam e difundem a realidade virtual. Tal tecnologia é desenvolvida no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) pela empresa Stratos360, uma das atuais 22 empresas incubadas, que vem se destacando pela sua capacidade criativa e qualidade técnica. Ao trabalhar sob uma plataforma da gigante Google, tendo parceiros de referência como a Samsung, a Stratos360 tem como principal produto, segundo Renato Rodrigues Vieira, um dos especialistas da empresa, a capacidade de oferecer a entrada no consumidor em qualquer ambiente dos nossos parceiros. É através de um sistema de gravação em 360º em estabelecimentos comerciais, por exemplo, que Renato consegue entregar uma amostra “para passeio” de uma casa, o que pode servir a uma imobiliária e a alguém que queira alugar ou comprar um imóvel e não tenha tempo para percorrer presencialmente diversos imóveis. “Assim ele, o locatário ou comprador, ‘entra’ na casa e pode, sozinho, ver todos os detalhes, transitar olhando tudo a sua volta”, exemplifica o especialista.

Outra utilização que já vem ganhando espaço com os produtos da Stratos360 é a realidade virtual aplicada aos vídeos e serviços institucionais. Renato Rodrigues explica que com o processo de integração de novos funcionários pode ser plenamente realizado por indústrias que usem os produtos da Stratos360 mais rapidamente. “Com essa aplicabilidade o funcionário poderá conhecer todos os ambientes de várias plantas e escritórios espalhados por várias cidades, sem ter que viajar; isso gera facilidade para adaptação do novo funcionário, pode ser usado também para a análise de desempenho de processos produtivos ou métodos de trabalho”, explica.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Sorocaba, Roberto Machado de Freitas, que preside o Parque Tecnológico de Sorocaba, projetos como os desenvolvidos pela Stratos360 no PTS, melhoraram a experiência do consumidor e otimizam a venda de produtos e serviços, além de gerar ganhos tecnológicos imprescindíveis para Sorocaba.

O Parque Tecnológico de Sorocaba tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável em Sorocaba e região por meio da articulação entre o poder público, IES (Instituições de Ensino Superior) e o setor empresarial/indústrias, acelerando a transformação do conhecimento em riqueza.

Amostras dos serviços desenvolvidos pela Stratos360 podem ser consultados no site da empresa: http://stratos360.com/