Representantes do Conselho LGBT entregam demandas à secretária de Saúde

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Os representantes da Secretaria da Saúde (SES), junto ao Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (CMDLGBT), e com o apoio da coordenadoria diversidade da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (SECID), realizaram uma reunião na última terça-feira (5), com a secretária da Saúde, a Dra. Marina Elaine Pereira.

Durante o encontro, os representantes fizeram a entrega para a secretária de demandas da população LGBT sorocabana, com ênfase no processo transexualizador, onde foi destacado as responsabilidades de cada entidade federativa e todas as dificuldades nos encaminhamentos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Hospital das Clínicas (HC).

Além disso, eles propuseram um questionário para quantificar os usuários LGBTs na rede de saúde, e sobre a implementação da semana de saúde LGBT, para conscientizar e orientar todos os profissionais da área. Ou seja, isso seria uma ação conjunta da Secretaria da Saúde (SES) e do CMDLGBT, para que ocorra uma campanha de saúde LGBT no mês de maio, já que no dia 17 de maio é o dia internacional da luta contra a LGBTfobia.

Por fim, todas as demandas foram ouvidas, repassadas para os responsáveis de cada tema, a fim de resolver e procurar implementar todas as solicitações do conselho, trazendo especialistas e verificando datas disponíveis para a realização da campanha. “É uma satisfação receber o Conselho LGBT. A Secretaria da Saúde está à disposição para promover saúde á população geral”, destaca a secretária da Saúde.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: