Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/residencial-caranda-e-principal-assunto-do-conselho-de-habitacao/
Acessado em: 24/07/2017 - 01h52

Residencial Carandá é principal assunto do Conselho de Habitação

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

Todos os preparativos necessários que possibilitaram a entrega dos 2.560 apartamentos no Residencial Carandá, e as respectivas mudanças das famílias, foram os temas mais apreciados durante a primeira reunião de 2017 do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social. A reunião foi promovida na terça-feira (11), na Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”, anexa ao Paço Municipal.

O presidente do Conselho e secretário de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, Mauricio Campanati, falou de cada fase do projeto para as mudanças das famílias, desde que foi nomeado secretário municipal. Contou sobre os diálogos entre o prefeito José Crespo com o Ministério Público que resultou no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), possibilitando que as mudanças ocorressem neste momento.

Campanati também falou sobre os desafios vencidos para efetiva entrega dos apartamentos, avaliando esse processo como um sucesso, ao considerar o número de pessoas que se mudaram, mas organizadas por um cronograma que garantiu a transferência harmoniosa entre os beneficiados com apartamentos. Ressaltou que isso foi o resultado do grande empenho de todos os profissionais envolvidos, que trabalharam muito para que tudo ocorresse da melhor forma.

O conselheiro Vidal Dias da Mota Júnior, que ocupa o cargo de secretário adjunto de Habitação e Regularização Fundiária, falou sobre a estrutura da pasta na qual atua. Elencou cada principal ponto de cada setor da referida Secretaria, e complementou a fala do presidente Campanati, sobre a importância do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social, principalmente por ter membros de vários segmentos que poderão contribuir para as discussões sobre Políticas Públicas.

Outros temas abordados foram: a definição que as reuniões ordinárias desse Conselho ocorrerão todas as segundas terças-feiras de cada mês, às 14h; a proposta da reformulação da lei que regulamenta o Conselho Gestor para fortalecê-lo; também foi criado um grupo de estudos para centralizar as informações sugeridas para a criação da nova minuta para esta lei; foi tratado sobre a linha de ônibus que serve o Residencial Carandá; e sobre uma família para qual será definido o apoio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.