Reunião debate planejamento de políticas LGBT

Por: Secom / Secid

A Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) promove na próxima segunda (15) uma reunião voltada ao planejamento de políticas públicas direcionadas à população LGBT, a partir das 18h30, no Palácio da Cidadania (Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, Centro). O encontro, aberto a todos os interessados, integra o processo para a organização de uma conferência municipal, em data a ser definida.

Nos últimos dois anos, além da Coordenadoria, a Prefeitura criou o Conselho Municipal do Direitos LGBT (CMDLGBT), em meio a outros investimentos em favor da conscientização sobre a preservação de direitos e o combate à discriminação e à violência contra este segmento da população. Conforme a coordenadora Rogéria Fernandes, o debate do próximo dia 15 é mais uma visando a construção de um Plano Municipal em defesa da garantia de direitos. “As reuniões são bimestrais, nas quais discutimos as propostas visando a elaboração do Plano, assim como organizarmos a conferência para sua apresentação”, explica.

Periodicamente, a Coordenadoria de Políticas sobre Diversidade Sexual também promove ações de conscientização, como palestras, rodas de conversa, debates e oficinas nas áreas de saúde, segurança, cidadania, dentre outros, em diferentes espaços públicos. A Secid articula ações visando o estabelecimento de um protocolo de atendimento voltado à saúde LGBT, que nasceu a partir de demandas deste segmento da população, com a participação da Secretaria da Saúde (SES), da Associação dos Transgêneros de Sorocaba (ATS) e do CMDLGBT, e inclui também a sensibilização, a capacitação de servidores municipais.

 

Psicologia e constelações familiares”

Já na terça-feira (16), o Palácio da Cidadania sedia uma reunião especial do Grupo de Apoio a Diversidade Sexual (Gads) e do Grupo de Apoio a Pais de Homossexuais, Transexuais e Jovens LGBT (GPH), a partir das 19h30. O tema do encontro será “A Psicologia e as Constelações Familiares na Temática da Diversidade Sexual”, apresentado pelo psicólogo e terapeuta corporal sistêmico Isis José Leite. Constelação Familiar é uma metodologia desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger, na qual aborda a psicanálise por meio de padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

A Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secid oferece apoio ao Gads e ao GPH, que se reúnem mensalmente com o objetivo de promover trocas de informações, quebras de mitos e oferecer amparo aos jovens LGBT e familiares que buscam ajuda nos processos de aceitação, solução de conflitos e também de socialização. Mais informações pelo telefone (15) 3229-3444.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags: