Reunião sobre projeto “Capacita Futuros Engenheiros” apresenta cronograma de ações

Por: Viviane Gonçalves

Nesta quinta-feira(02), a Prefeitura de Sorocaba, representada pela Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), deu início ao Projeto “Capacita Futuros Engenheiros”, em parceria com a AEAS- Associação do Engenheiros e Arquitetos, por meio das Instituições de Ensino de Sorocaba, para apresentação do cronograma de ações.

Um encontro foi realizado na sede da Associação e contou com a presença da equipe da Serpo, do presidente e engenheiros da AEAS e de representantes de faculdades, além dos estudantes de engenharia que serão os primeiros alunos contemplados neste programa.

O projeto é uma oportunidade para 50 alunos de engenharia civil, 10 de cada uma das faculdades, sendo elas: Unip (Universidade Paulista de Sorocaba), Uniso (Universidade de Sorocaba), Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação) e Anhanguera de Sorocaba, para terem uma vivência profissional, sendo monitorados por cinco engenheiros, em visitas aos próprios municipais para análises técnicas. Coordenado pelo engenheiro Henrique Deliberali e a chefe de Divisão Barbara Braz, o programa contará com o apoio de mais 4 profissionais: Mariana Dini, Katine de Oliveira, Edilson de Arruda e Sérgio Rocha.

“ Esta é nossa primeira reunião e foi com intuito de explicar como o projeto será realizado e as datas propostas. Ficamos felizes em saber que o projeto é inovador e vem suprir uma demanda de mercado para estes futuros engenheiros”, conta Henrique.

Para o presidente da AEAS, a parceria está sendo fundamental para estes novos profissionais. “A realidade no nosso mercado atual necessita desta parceria. Depois da crise, acompanhamos um déficit de oportunidades para estes estudantes que nunca se viu. Se não fosse esta parceria com Poder Público estes estudantes não teriam campo de atuação”, relatou José Carlos Carneiro.

Por meio deste estágio não remunerado, estes alunos vão poder aprender diante de diversas situações, desafios que fortalecerão a entrada ao mercado de trabalho. “Será uma chance de vivenciarem algo muito maior para o aprendizado deles do que se estivessem estagiando em uma empresa, por exemplo. Além disso, tem o networking que é uma das coisas mais importantes da nossa profissão”, disse o professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da Facens, José Antonio De Milito.

A expectativa dos jovens que já foram selecionados é de muito aprendizado. “A gente vê um mercado muito fechado para nós, então, esse grande projeto com certeza fará diferença na nossa formação”, conta a estudante Jéssica da Cruz. O próximo encontro será para a capacitação dos estudantes, de 14 a 17 de agosto e a partir do dia 20, começam os trabalhos em campo.

Tags:,